Maria Izabel Jequitibá

Facebook Twitter

Parati - RJ

Sítio Santo Antônio - Corumbá - Paraty - RJ

Alambique Paratycana Ltda

Branca

Alambique

Jequitibá, 3 meses

não informado

Sim

44%

700ml

Próxima
Maria Izabel JequitibáMaria Izabel Jequitibá
  • Maria Izabel Jequitibá
  • faça upload
  • faça upload
  • faça upload
  • faça upload

História

A Cachaça Maria Izabel é produzida pela Maria Izabel em um dos mais bonitos alambiques de Paraty, situado num rústico sítio à beira mar. Possui capacidade/produção de até 15.000 litros/ano.


Entre os mais de cem alambiques de aguardente em atividade na Paraty do século XIX, havia os da família Costa, nas Fazendas Bom Retiro, do Carretão e  Bananal ? esta,  no caminho da cachoeira da Pedra Branca ? e também o de Francisco Pereira Madruga, de quem a filha se casou com Francisco Lopes da Costa. Parte das cachaças que neles se faziam tinha qualidade o bastante para ser exportada para Portugal, conforme atesta uma carta de 1866 de seu representante comercial na cidade do Porto ? em que aparece também o curioso nome dado a uma delas, da variedade azulada (a que resulta do acréscimo de folhas de mexerica ao caldo de cana fermentado no momento da destilação): Laranjinha Celeste.


Consta ainda que teria sido proveniente de um dos alambiques de Francisco Lopes da Costa a cachaça enviada ao Rio de Janeiro para ser degustada pelo rei Alberto da Bélgica, em sua visita ao país no começo do século XX. A produção foi mantida na Fazenda Bananal por Samuel Costa, filho de Francisco, e depois por seu neto Paulo Costa, até meados desse século, e pouco depois a fazenda  foi vendida. Em 1997, uma das filhas de Paulo Costa, Maria Izabel, voltou a fabricar cachaça de forma artesanal ? agora no Sítio Santo Antonio, à beira-mar, no Corumbê, oito quilômetros ao norte da cidade de Paraty.

Descrição Comercial

Prêmios

Widget 2
Gostou do mapa da cachaça? Receba novidades
Carregando

Widget 4
esqueceu? cadastre-se

Insira mais 5 fotos para a galeria de imagens