Anuário da Cachaça traz dados importantes para o entendimento do mercado de produção de cachaça e aguardente.
O Ministério da Agricultura lançou um estudo de mapeamento sobre os produtores de cachaça em todo território nacional. O projeto chamado “A Cachaça no Brasil – Dados de Registro de Cachaças e Aguardentes” visa normatizar, construir o crescimento e aprimoramento do segmento no país.
Foi constatado que a produção de cachaça e aguardente está presente em mais de 800 municípios do Brasil e presente nas 26 unidades da federação. Apenas o estado de Roraima foi o único que não possui um estabelecimento registrado no mapa.
Com esse registro, foram constatados 951 produtores de cachaça e 611 de aguardente, isso representa um quarto do total de produtores de todas as bebidas registradas e produzidas no país.
O setor ainda emprega 600 mil pessoas e movimenta em receita, com as exportações, aproximadamente US$ 14 milhões anuais, segundo o presidente da Confederação Nacional da Pecuária e Agricultura (CNA), João Martins.
Realizado pela primeira vez este tipo de estudo sobre a bebida genuinamente brasileira, o intuito do mapeamento é fazer uma base para a construção de políticas públicas e ter números oficiais e atualizados para evitar cada vez mais a ilegalidade.
Segundo o diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Carlos Lima, o intuito da pesquisa é também receber um maior apoio do governo brasileiro.
Nessa linha, o estudo também educa sobre as diferenças entre aguardente e a cachaça, que nós do Mapa da Cachaça também já contamos aqui na matéria “As cachaças que não são cachaças”.
Conforme o levantamento realizado até dezembro de 2018, a região sudeste aparece com a maior produção de cachaça, seguida da região nordeste e depois a sul.
Entre os estados, Minas Gerais se destaca como o grande produtor nacional . O estado concentra 421 produtores registrados no ministério, isso significa três vezes mais do que o segundo lugar, que é São Paulo, com 126. Em seguida vem o Espírito Santo, com 74 produtores registrados, Rio de Janeiro com 50 e o Rio Grande do Sul com 49.
No top 10, vêm os estados da Paraíba e Pernambuco, com 34 produtores cada, Bahia com 30, Paraná com 26 e Santa Catarina com 24.
O melhor da cachaça no seu e-mail