Almoços de domingo merecem começar com torresminho acompanhado de uma caipifruta. Para o preparo do drinque, recomendamos uma boa cachaça pura, sem passar por madeira e com teor alcoólico não muito elevado, entre 38-42% – afinal, ainda é o primeiro prato.
Sugestão: cachaça Santo Mario Prata
Os tipos fortes e duros, como parmesão e pecorino, harmonizam bem com uma das receitas mais clássicas da coquetelaria brasileira, o rabo de galo (ver p. XXX). O coquetel também é um ótimo aperitivo e digestivo para quem gosta de bebidas amargas. Queijos fortes e cremosos como gorgonzola e Rockford harmonizam com cachaças adocicadas e condimentadas.
Sugestão: cachaça Santa Terezinha Sassafrás
Praia, calor, mar e ostras frescas, lula à doré e peixes fritos acompanham uma boa cachaça pura recém-tirada do congelador. Escolha uma variedade leve, suave, com teor alcoólico ameno e notas minerais e vegetais. Na maioria das vezes, peixes e frutos do mar não harmonizam bem com cachaças muito envelhecidas (acima de 1 ano) – os taninos presentes na madeira combinados com o iodo dos frutos do mar favorecem a sensação metálica excessiva na boca.
Sugestão: cachaça Encantos da Marquesa Blend de Cana
As mais ácidas, como limão, abacaxi e acerola, harmonizam muito bem com cachaça pura ou armazenada em madeiras mais neutras, que agregam picância e potência alcoólica.
Sugestão: Aguardente Rainha Paraibana
As cachaças envelhecidas em bálsamo, que agregam especiarias, casam muito bem com o tradicional caju com sal grosso, que exalta a acidez da bebida, e o conjunto destaca a sensação de adstringência.
Sugestão: cachaça Canarinha.
Maçã, morango, jabuticaba e banana são frutas que harmonizam com amburana, sassafrás e carvalho, madeiras que geralmente aportam mais adocicado ao destilado.
Sugestão: cachaça Weber Haus Canela-sassafrás
Clássicos nacionais, como o caldinho de feijão, beneficiam-se da companhia de uma boa cachaça pura ou armazenada em madeiras neutras. A bebida abre o apetite e ajuda na digestão.
Sugestão: cachaça Mato Dentro Amendoim
Cachaças envelhecidas em carvalho (premium ou extrapremium), encorpadas, mas com teor alcoólico ameno, sem saturar as papilas gustativas, são as mais indicadas para carnes.
Cachaças envelhecidas em bálsamo trazem picância e especiarias que harmonizam bem com a carne de porco. Cachaças que apresentam o blend entre carvalho e bálsamo se mostram também indicações muito recomendadas.
Sugestão: cachaça Germana Heritage
Nos Estados Unidos, é comum o consumo de uísque harmonizado com cerveja. Na Europa, praticam o chamado Kopstootje, quando harmonizam o fermentado com uma dose de Genebra, bebida típica da Bélgica e da Holanda. Aqui no Brasil, com o crescimento do mercado de cerveja artesanal, aumentam também as possibilidades de combinar cachaça com cervejas de diversos estilos. No geral, a harmonização entre as duas bebidas funciona bem quando em contraste. Indian Pale Ales lupuladas e frutadas harmonizam bem com cachaças mais adocicadas, envelhecidas, encorpadas e de teor alcoólico intermediário. A cachaça, nesse caso, funciona para contrabalançar o amargor e o frescor da cerveja.
Sugestão: cachaça Companheira Extrapremium
Cervejas mais alcoólicas, adocicadas, tostadas e cremosas, como os estilos porter e stout, harmonizam bem com cachaças puras ou armazenadas em madeiras neutras, de teor alcoólico ameno, deixando o protagonismo de sabores para a cerveja.
Sugestão: Volúpia Prata
A cachaça pode ser doce e delicada, especialmente aquelas envelhecidas em amburana. Para acompanhar a cartola, tradicional receita nordestina com banana, sugerimos adicionar uma dose da bebida ao preparo, como uma calda, ou acompanhar bebendo golinhos entre uma e outra garfada.
Sugestão: cachaça Da Quinta Amburana
Para sobremesas com chocolate, recomendamos uma versão mais amarga, que leve 70% de cacau, harmonizada com cachaças de acidez mais acentuada, com retrogosto longo, envelhecidas em bálsamo que tragam especiarias, como erva- doce e anis.
Sugestão: cachaça Indaiazinha
Para arrematar um jantar à perfeição, a recomendação é uma dose de cachaça envelhecida servida com uma pedra de gelo, acompanhada do charuto San Cristóbal de La Habana – procure cachaças que destaquem as famílias adocicado (mel, baunilha) e torrado (café, chocolate).
Sugestão: Porto Morretes Extrapremium
O melhor da cachaça no seu e-mail