Nós criamos um infográfico para mostrar as centenas de maneiras para se pedir uma caninha em diversos cantos do Brasil. O trabalho chamado mapa dos sinônimos de cachaça foi realizado em parceria com a designer Luana Bola para o Mapa da Cachaça e é uma divertida e bonita maneira de compreender como a cachaça está ligada à história e à cultura popular brasileira.
Palavras como samba e paraty são populares no Sudeste, já talagada é muito comum no Nordeste. Butiazinho é típico do Sul, uma-do-cerrado, claro, é um sinônimo de pinga no Centro-Oeste, e no Norte pode chegar no balcão e pedir toddy e caxixi que vão te servir uma branquinha.
Alguns sinônimos de cachaça são antigos como jeritiba (Bahia, 1689). Outros foram popularizados mais recentemente como mé, muito usada pelo comediante Mussum. A expressão café-branco era usada para esconder a cachaça numa xícara numa época de proibição de produção e consumo. E claro, temos os diversos nomes jocosos, que revelam a humor do brasileiro, como aquela-que-matou-o-guarda, água-que-passarinho-não-bebe e levanta-velho.
Fizemos um estudo dos principais sinônimos de cachaça e em qual lugar do Brasil eles são mais citados. É o nosso Mapa dos Sinônimos da Cachaça. Você agora também pode tê-lo e coloca-lo na sua parede de casa ou bar para mostrar pra todo mundo que é fluente em cachacês.
[simple-payment id=”33809″]Veja um vídeo legal mostrando mais uma vez as inúmeras maneiras de se falar: cachaça
O melhor da cachaça no seu e-mail