Qual a origem do copo americano da Nadir Figueiredo

  • Publicado 7 meses atrás

Ao longo dos anos, o copo americano fabricado pela Nadir Figueiredo tornou-se um ícone da cultura brasileira, presente em bares, botecos, festas e residências de todo o país. Conheça mais da história desse já icônico utensílio brasileiro

O copo americano se destaca por sua resistência, versatilidade e simplicidade, tornando-se um ícone da cultura de bares e botecos. Mas qual a sua origem?

Foto mostra dezenas de copos de vidro virados de cabeça para baixo: copo americano

A Nadir Figueiredo

A empresa Nadir Figueiredo nasceu no local conhecido como Largo da Liberdade em 1912, situado na região central de São Paulo, tendo como base uma oficina destinada ao conserto de máquinas de escrever e equipamentos elétricos.

Devido à dificuldade de reposição de estoque devido à crise de 1929, e influenciada pelo cenário político vibrante em São Paulo, finalmente a empresa adquiriu um novo rumo, direcionando-se para a produção de vidros, a metalurgia e a cerâmica.

Copo brasileiro, de nome americano, mas raízes russas

Criado no Brasil em 1947 pela Nadir Figueiredo, o copo americano, apesar do nome, tem mais similaridade com a antiga União Soviética do que com os Estados Unidos.

O chamado copo americano ou copo lagoinha, tão popular no Brasil, é inspirado no design de um copo soviético de 1943, chamado de  soviet glass (copo soviético), criado pela escultora Vera Mukhina, escultura amplamente conhecida graças ao seu monumento Trabalhador e Mulher Kolkhoziana, apresentado na Exposição Mundial de Paris em 1937.

copo americano inspirado no copo sovietico

No contexto do confronto geopolítico conhecido como Guerra Fria, o qual colocou os países de economia capitalista contra o bloco socialista, a denominação “americana” remetia ao equipamento importado diretamente dos Estados Unidos, usado na produção inicial dos copos pela empresa Nadir Figueiredo.

Atualmente, fabricada com maquinário genuinamente brasileiro, a peça se transformou em um produto versátil e duradouro, graças à sua simplicidade, resistência e custo acessível, além do design que proporciona uma maior estabilidade.

O “copo oficial” dos brasileiros ganhou tanta notoriedade que chegou até Nova Iorque, onde, em 2009, se tornou um dos ícones culturais expostos no Museu de Arte Moderna. Ele é usado para beber cafezinho, água, cerveja e cachaça, além de servir como uma medida padrão para receitas culinárias, como por exemplo, na preparação de bolos e arroz.

Quantos ml tem o copo americano?

O copo americano padrão multiuso tem capacidade de 190 ml, quando medido da parte de baixo até a borda. Se preenchido até a marca de saliência no vidro, a medida é de 150 ml.

Já o copo americano para beber cachaça tem 45ml.

copo americano e iscas de peixe
Copo americano de 45ml é muito utilizado para consumo de cachaça

O copo americano é ideal para beber cachaça?

De acordo com a sommelière, bartender e autora de livros sobre bebidas, Deise Novakoski, a escolha do copo depende da finalidade para a qual será utilizado. Ela ressalta que, independentemente da bebida, as avaliações técnicas devem ser feitas em copos padrão ISO, desenvolvidos pela International Standardization Organization (ISO) com características específicas de materiais e medidas meticulosas para acomodar as particularidades do líquido.

Em 2023, foi também lançado pela Vista Alegre e Academia da Cachaça um copo elaborado para degustação de cachaças.

copo da cachaça vista alegre
A Vista Alegre uniu forças com a Academia da Cachaça para desenvolver o copo da cachaça, um recipiente especial, projetado especificamente para a degustação da cachaça de qualidade

Para aqueles que não trabalham profissionalmente com cachaça e outras bebidas, Novakoski também enfatiza a importância de selecionar o copo adequado. Ela explica que a escolha do copo pode realçar ou diminuir os aromas da bebida. Embora ela não veja problemas em usar o copo americano, também não vê grandes vantagens nesse costume tradicional.

No caso específico da cachaça, Novakoski afirma que o copo americano não é ideal, pois copos com fundo redondo são necessários para impulsionar os aromas dos destilados. Copos com fundo cônico tendem a diminuir os aromas, prejudicando o apreciador na percepção das características da bebida. Para a vodka, por exemplo, são usados copos longos e finos, pois essa bebida é insípida por natureza. Já a cachaça, sendo uma bebida muito aromática, requer um copo de corpo largo para liberar os aromas e de boca fechada para reter os aromas e permitir a análise olfativa. Portanto, é importante escolher um copo levemente fechado na boca e de corpo amplo para auxiliar na expansão dos aromas durante a degustação.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...