O Mocotó é um restaurante de comida nordestina que fica na Zona Norte de São Paulo e que tem tido um grande reconhecimento por parte de público e crítica. Além de ser um excelente restaurante, a casa conta com uma das maiores cartas de cachaça de São Paulo, o que faz com que o Mocotó seja um local muito frequentado por apreciadores da bebida.
Rodrigo Oliveira, chef do restaurante, fala sobre como a cachaça sempre esteve presente na vida do Mocotó e que por isso ela passou a ser tema a ser estudado. Com a literatura esgotada, ele resolveu sair a campo para conhecer de perto o processo de produção da bebida e regiões produtoras em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, e também nas regiões Sul, Centro Oeste e no Nordeste. Nessa viagem interessantíssima, Rodrigo pôde perceber a riqueza e a diversidade da nossa bebida e principalmente o potencial pouco explorado na gastronomia.
Engenho Mocotó, espaço de estudos sobre gastronomia brasileira
O chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó, apresenta seu projeto de cozinha experimental: o Engenho Mocotó. A idéia surgiu quando Rodrigo teve a vontade de criar um espaço dedicado à cozinha brasileira, onde seja possível investigar, pesquisar, aprender e ensinar sobre as descobertas obtidas nesse espaço. O crescente sucesso do restaurante Mocotó, reflexo do próprio crescimento da cozinha brasileira no país e no mundo, acaba por criar uma contradição que impõe uma solução urgente: falta o tempo, espaço e condições adequadas para se pesquisar, criar e testar o aprendizado que faz a base de todo sucesso do restaurante. Com essas motivações, criou-se o Engenho.
A proposta do Engenho Mocotó é de ser não-acadêmica, reunindo aprendizes, chefs, imprensa, fornecedores, enfim, todos os muitos lados da cadeia produtiva, que terão como único compromisso, a publicação e difusão ampla e gratuita dos resultados de suas pesquisas.
O Engenho Mocotó é um espaço para desenvolvimento de receitas, matérias-primas, disponibilizado para chefs de cozinha, produtores, fornecedores, bem como para os profissionais do bairro e da região, que terão acesso às mais modernas técnicas e processos de forma direta e gratuita.
O melhor da cachaça no seu e-mail