A Gouveia Brasil, empresa produtora de cachaças e destilados premium investe também na desmistificação da cachaça e levanta a bandeira de uma coquetelaria brasileira mais genuína com a valorização do destilado nacional.
Ao pensar dessa forma, a empresa criou uma página chamada Gouveia Brasil Coquetelaria, em que o mixologista da marca, o chefe de bar do Balaio IMS Rafael Welbert, criou receitas elegantes e originais feitas com cachaça que não devem nada para os coquetéis clássicos.
Apresentamos aqui o coquetel ‘Arte e Elegância’, feito com cachaça Gouveia Brasil 44, que tem um toque amadeirado e sabor intenso devido ao carvalho, infusionada em em nibs de cacau, mais xarope de cumaru, vermute tinto, Cynar 70 e outras especiarias.
Segundo Welbert, esse coquetel foi inspirado no clássico brasileiro ‘Rabo de Galo’, coquetel criado na década de 1950 feito com cachaça e um tipo de amaro. O mixologista aponta que a versão da receita buscou trazer como estrela principal do coquetel o cacau, como uma forma de homenagear a Bahia.
“Um ingrediente simplesmente fantástico, que trouxe para meu coquetel, seu sabor peculiar e a percepção do inconfundível e delicioso chocolate. Utilizei também o cumaru, chamado de fava tonka (a baunilha brasileira), nativa da Amazônia, ela tem perfume muito agradável com sabor muito peculiar que deu um toque condimentado ao coquetel”, comenta Welbert sobre a inspiração.
Desde 1.900 a família Gouveia Brasil produz cachaça em uma propriedade que ficava entre Turvolândia e São Gonçalo do Sapucaí, no sul de Minas, conhecida como Porto do Vianna.
Nos primórdios, a família se reunia para prosear e degustar uma boa cachaça artesanal feita por eles junto com os deliciosos pratos, e assim essa tradição foi passada para as futuras gerações.
O publicitário e músico Roberto Brasil, terceira geração, pensou em transformar aquela bebida em uma marca e assim tonéis e barris foram cuidadosamente instalados na antiga propriedade, que deu origem a um alambique artesanal moderno, com uma produção controlada e limitada, que configuram o caráter premium das cachaças Gouveia Brasil.
Sob o comando do master blender Armando Del Bianco, a Gouveia Brasil 44 é um blend de cachaça armazenada em carvalho americano e que lembra na memória gustativa a um whisky, fazendo parte da Escola Crossing de produção.
De corpo e sabor intenso devido aos 44% de álcool, daí o nome, proporciona ao paladar sensações de calor, picância, adstringência e doçura, mas sem ser agressiva na boca, o que é um equilíbrio difícil de ser encontrado em outras cachaças.
O melhor da cachaça no seu e-mail