O João Morandi é formado em Relações Internacionais pela PUC-MG, mas encontrou sua vocação como consultor e bartender ao iniciar sua carreira no Mixing Bar, em Belo Horizonte, na capital mineira, foi também um dos responsáveis pelo sucesso do bar Dub. Como mixologista da empresa multinacional de bebidas Pernod Ricard, teve também um papel fundamental na difusão da coquetelaria no Nordeste.
Especialista em vinhos e destilados, João Morandi é atualmente mixologista da Diageo no Espirito Santo e sócio fundador do @podcastetilicos.
Para essa receita com cachaça, João se inspira na combinação do whisky com água de coco e no clássico Negroni. No lugar da bebida de malte e do gin, Morandi escolha a cachaça Companheira Carvalho.
Não se sabe exatamente a origem da receita de whisky com água de coco, pois existem várias variações ao redor do mundo. No entanto, é provável que a combinação tenha surgido devido à popularidade da água de coco como bebida refrescante e hidratante em países tropicais, combinada com a apreciação do whisky como uma bebida alcoólica sofisticada. A combinação de sabores doce e amadeirado do whisky, juntamente com a suavidade e frescor da água de coco, provavelmente atraiu muitas pessoas para experimentar essa combinação única.
Já o nome Strago faz referência ao Negroni Sbagliato, um coquetel clássico inventado em Milão, na década de 1970. A palavra “sbagliato” em italiano significa “errado” ou “imperfeito”, e acredita-se que o coquetel tenha sido criado acidentalmente quando um bartender adicionou espumante no lugar de gin em um Negroni. Essa combinação inusitada resultou em um coquetel delicioso e refrescante, que ganhou popularidade ao redor do mundo. Assim, o nome “Strago” é uma homenagem a essa origem e à criatividade de João Morandi ao adaptar a receita com cachaça Companheira Carvalho e água de coco, trazendo uma nova versão do coquetel para os apreciadores.
Foto: Paloma Amorim
O melhor da cachaça no seu e-mail