Bombeirinho é um dos coquetéis mais populares com cachaça e faz parte do repertório dos coquetéis ícones preparados com o destilado brasileiro, assim como Caipirinha, Rabo de Galo, Jorge Amado e Macunaíma.
Assim como o Rabo de Galo, podemos encontrar diferentes variações da sua receita em diversos botecos pelo país. Com releituras recentes com xarope de romã, suco de laranja, cachaça envelhecida e até leite condensado, a sua versão clássica leva groselha e cachaça pura.
Esse drink da coquetelaria brasileira surgiu na década de 1980, época conhecida como “Era Negra” da coquetelaria mundial, quando eram deixados de lado os ingredientes frescos em nome da praticidade, velocidade e redução de custos.
Foi nessa época que coquetéis servidos em copinhos de shots ou highball e levando em suas receitas destilados industrializados e ingredientes doces como groselhas, refrigerantes e leite condensado se popularizaram. Cuba Libre, Fuzzy Navel, Hi-fi e outros coquetéis doces, coloridos e de fácil preparo marcaram presença nas festinhas, baladas e bares de grande volume.
Já o nome “bombeirinho” tem duas versões.
O melhor da cachaça no seu e-mail