Não há uma praia no Caribe que você vá que não tenha uma piña colada. Esse coquetel além de ser maravilhoso é super refrescante e combina muito bem com um clima de calor e praia. Pensando no verão brasileiro, pensamos em propor uma versão com cachaça!
Acompanhe a história do clássico coquetel e nossa receita especial com cachaça preparada pelo bartender Junior WM para o Mapa da Cachaça.
O Piña Colada é um coquetel tropical clássico que nos transporta para praias paradisíacas e dias ensolarados. Originário de Porto Rico, este drink é uma deliciosa combinação de rum, suco de abacaxi e leite de coco. O rum adiciona um sabor suave e levemente doce, enquanto o suco de abacaxi traz uma nota refrescante e tropical. Com o toque final do leite de coco, a bebida ganha uma cremosidade característica. O resultado é uma mistura harmoniosa de sabores, com uma textura suave e um aroma exótico.
O coquetel é a escolha perfeita para momentos de relaxamento, seja à beira da piscina, em um bar temático ou em qualquer lugar onde desejemos saborear a alegria de um coquetel tropical.
O pinã colada é um coquetel feito originalmente com rum, creme de coco ou leite de coco e suco de abacaxi, geralmente mexido ou batido com gelo. Para guarnição pode levar uma fatia de abacaxi, uma cereja maraschino, ou ambos.
Apesar de existirem incontáveis versões sobre sua origem, há uma reconhecida como a história oficial da piña colada, com direito a placa oficial e tudo.
Com o desejo de criar um cocktail exclusivo para a exigente clientela do bar Beachcomber, do Caribe Hilton Hotel de Porto Rico, o barman Ramón “Monchito” Marreto passou três meses desenvolvendo a mistura até chegar ao equilíbrio correto dos ingredientes. A invenção foi servida pela primeira vez em 1954, mesmo ano que o leite de coco “Coco Lopés”, pioneiro da categoria, foi criado na Universidade de Porto Rico, fato que reforça esta versão.
No entanto, há ainda uma outra versão da origem do famoso coquetel. O Barrachina, restaurante em Porto Rico, afirma que o bartender espanhol Don Ramon Portas Mingot em 1963 criou o que se tornaria o famoso coquetel.
Independente a origem, o pinã colada é um dos coquetéis mais famosos do mundo, reconhecido pela IBA (International Bartender Association) e um patrimônio de Porto Rico com direito a ser proclamado o coquetel oficial do país em 1978.
A versão do coquetel clássico com cachaça foi criada pelo bartender gaúcho Júnior WM para o Mapa da Cachaça.
A grande ousadia do coquetel está na adição de leite de coco em sua receita. Por ter um sabor muito forte e marcante, esse ingrediente deve ser usado com muita cautela. Mas aqui revela-se muito harmônico ao fazer um combinação com o abacaxi e a cachaça. Para essa receita, escolhemos a cachaça Santo Mario Prata para substituir o rum porque ela apresenta justamente notas de água de coco – já uma assinatura característica desse coquetel.
Créditos para produção da receita e conteúdo audiovisual:
Foto e produção de vídeo por Gabriela Barreto e Grãos Filmes
Receita: releitura do coquetel preparada pelo bartender Junior WM para o Mapa da Cachaça
O melhor da cachaça no seu e-mail