O licor de cachaça é uma bebida fina, perfeita para várias situações. E você pode preparar essa bebida em casa, utilizando uma cachaça de qualidade e ingredientes selecionados, como jabuticaba, cravo, canela, chocolate e café.
Todo mundo sabe que a cachaça é uma bebida que pode ser apreciada pura ou como ingrediente de outras receitas. Quem nunca tomou uma caipirinha, que atire a primeira pedra. O que muita gente não sabe, é que esse destilado também pode ser utilizado como base para receitas de licor de cachaça.
E quando essa bebida é preparada com cachaça ela passa a se chamar de – advinha só – licor de cachaça.
Como são feitos os licores de cachaça?
Os licores são feitos com a adição de ingredientes de origem vegetal (laranja, chocolate, gengibre) ou animal (mel, ovo) a uma base alcoólica destilada (ou até mais de uma) e em seguida adoçado. Existem diversos métodos para extrair os sabores dos frutos e botânicos, como a imersão, maceração, infusão e destilação.
Licor seco: Aquele que tenha na composição e conservação, até o momento de consumo, mais de 30 gramas e no máximo 100 gramas de açúcares por litro.
Licor fino (ou licor doce): A quantidade de açúcar por litro que fique entre 100 e no máximo 350 gramas por litro.
Licor escarchado, ou licor cristalizado, é a bebida definida que tenha uma quantidade saturada de açúcares parcialmente cristalizados.
Licor creme: Muitos licores são descritos como “creme”, o que caracteriza à qualidade da bebida e também à textura, que por muitas vezes são feitos com produtos lácteos. No Brasil, os licores denominados “creme” devem mais de 350 gramas de açúcar por litro, já na Europa esse mínimo é de 200 gramas.
A maioria dos licores utiliza como base um destilado sem sabor. Na verdade, os melhores licores do mundo são fabricados com destilados de diferentes tipos. Na maioria dos casos, são vodcas adicionadas com os ingredientes que dão cor, aroma e sabor.
A questão é que, no Brasil, o mercado de destilados continua se expandindo e os consumidores estão cada vez mais interessados por novidades – e os licores de cachaça presentam uma alternativa para os produtores de cachaça.
Um dos licores de cachaça mais famosos é a Gabriela Cravo e Canela, um dos favoritos de Paraty, mas que ainda precisa conquistar o restante do Brasil.
As marcas de Gabriela Cravo e Canela, licor fino de cravo e canela, produzidos em Paraty – Rio de Janeiro
De olho nessa nova demanda, algumas fabricantes, especialmente de cachaças artesanais, já começaram a desenvolver seu próprio rótulo de licor de cachaça fino.
É fácil encontrar receitas de licores diversos na internet. Mas se você quiser um licor fino e realmente especial, então precisa confiar nas receitas dos chefs.
Encontramos algumas receitas de licores de cachaça elaborados por chefs de cozinha e até por uma freira beneditina para te ensinar a criar bebidas saborosas para momentos especiais.
E para te ajudar a tornar sua receita mais especial, ainda sugerimos alguns rótulos de cachaça que você pode utilizar para preparar seu licor.
E se eles conseguiram fabricar uma bebida à base de cachaça, será que você também consegue fazer sua receita de licor de cachaça?
Licor de Amendoim
Janaína Rueda
Essa versão cremosa e saborosa da bebida foi criada por Janaína Rueda, aclamada chef do Bar da Dona Onça, localizado em São Paulo. Sua receita rende 2 garrafas, o que significa que você terá licor em quantidade suficiente para se deliciar em várias ocasiões.
1litro cachaça artesanal, como a Santo Mario Prata
Instructions
Coloque todo o amendoim em uma panela seca e limpa e comece a torrar os grãos. Assim, que perceber que as peles começaram a se soltar, desligue o fogo e deixe esfriar. Depois disso, tire toda a pele.
Leve ao fogo outra panela com a água, o açúcar mascavo e o cravo. Assim que a mistura começar a ferver, acrescente o amendoim torrado. A partir daí, deixe a mistura ferver por 5 minutos, desligue e espere esfriar.
No liquidificador, adicione o leite condensado, o leite em pó e a mistura com amendoim preparada na etapa anterior. Bata tudo junto e coe a mistura numa peneira fina.
Adicione a cachaça na bebida preparada na etapa anterior e misture.
Guarde as bebidas nas garrafas, que devem ser deixadas na geladeira por, no mínimo, 24 horas. Lembre-se de chacoalhar bem a bebida antes de servir, de preferência, como digestivo.
A chef Tanea Romão gosta de aproveitar a época da jabuticaba para fazer várias receitas, incluindo um licor que pode demorar até seis meses para ficar pronto. Mas ela também ensinou uma versão rápida de preparo, que é igualmente deliciosa.
300mlcachaça alambique, como a Encantos da Marquesa
Instructions
Adicione as jabuticabas numa panela com um livro de água. Ligue o fogo e deixe a mistura cozinhar por cerca de 40 minutos, ou até perceber que os frutos estouraram. Depois, coe a mistura e reserve.
Em outra panela, misture o açúcar e 120 ml de água até ficar uniforme. Leve a mistura ao fogo e deixe cozinhar até formar uma calda rala. Em seguida, reserve a calda.
Misture a calda, a cachaça e 750 ml do suco da jabuticaba preparada no primeiro passo em outra panela, para facilitar o processo. Lembrando que o suco e a calda devem ser misturados ainda quente.
Armazene a bebida na garrafa de vidro, tampe e guarde a garrafa num local escuro por 5 dias, para apurar o sabor da bebida.
Depois desse período, guarde a garrafa na geladeira, espere gelar e sirva puro ou utilize a bebida para preparar drinks.
O Chef Orlando Baumel, do Oba Gastronomia, também gosta de aproveitar a temporada de frutas para preparar licores. Na temporada de amora, ele utiliza as frutas para criar um licor delicado e simples, mas que requer paciência.
1litro cachaça branca de boa qualidade, como a Tiê Prata
Instructions
Lave e higienize as amoras e deixe os frutos escorrer.
Em seguida, adicione as amoras e a cachaça num pote de vidro fechado e deixe num local escuro por, pelo menos, 20 dias. Durante esse período, você deve chacoalhar o vidro todos os dias para misturar as frutas.
Finalizado esse tempo de descanso, está na hora de preparar uma calda. Leve ao fogo uma panela com a água e o açúcar. Deixe a mistura ferver por cerca de 20 minutos, até formar uma calda não muito espessa e espere esfriar.
Depois disso, coe a mistura de cachaça e amora em cima da calda.
Armazene a bebida numa garrafa e sirva o licor em temperatura ambiente.
Os apreciadores de café vão gostar dessa outra receita do Chef Orlando Baumel. Esse licor ainda tem um toque de especiarias, que o torna perfeito para beber puro ou para adicioná-lo em outros preparos.
Adicione os grãos de café, o cardamomo, o anis, os cravos, a canela e, por último, a cachaça num vidro de conserva grande.
Guarde o recipiente de vidro num local escuro e chacoalhe o bem diariamente por 20 dias.
Em uma panela, misture a água e o açúcar e leve o líquido ao fogo até formar uma calda não muito espessa. Quando atingir esse ponto, desligue a calda e espere esfriar.
Quando estiver fria, coe com a mistura de cachaça e café sobre a calda. Misture tudo.
Transfira a bebida para a garrafa e reserve. O ideal é esperar mais uma semana antes de servir.
Seguindo a tradição dos monges beneditinos, a irmã escolástica Ottoni de Mattos é responsável pela produção de licores na Abadia Santa Maria, em São Paulo. Entre esses licores, o sabor do chocolate faz sucesso e pode ser feito em casa.