As principais frutas vermelhas incluem morango, framboesa, amora, cereja, groselha e mirtilo. Na cachaça, essas frutas podem aparecer nos aromas e sabores desenvolvidos durante a fermentação e envelhecimento.
Morango – Aparece em cachaças mais jovens e frutadas, trazendo um dulçor suave e notas frescas. Também pode ser percebido em cachaças armazenadas em umburana e ariribá tostados, que tende a exaltar esse perfil adocicado.
Framboesa – Se manifesta em notas levemente ácidas e adocicadas, com um aroma que lembra compotas e geleias. Pode ser encontrada em cachaças que passaram por madeiras como o amburana e carvalho.
Amora – Com seu perfil frutado intenso, pode trazer nuances de frutas maduras e toques vinificados, comuns em cachaças armazenadas em carvalho com tostas leves.
Cereja – Mais evidente em cachaças envelhecidas em carvalho, principalmente o europeu, que pode realçar notas de frutas secas e licorosas.
Groselha – Contribui com um perfil doce e levemente ácido, podendo surgir em cachaças que apresentam uma fermentação bem conduzida, com destaque para as armazenadas em tonéis de carvalho.
Mirtilo – Remete a notas profundas de frutas escuras e maduras, frequentemente encontradas em cachaças envelhecidas em carvalho americano, que pode exaltar esse caráter adocicado e levemente tânico.
A presença dessas frutas vermelhas pode surgir naturalmente na cachaça devido ao processo de fermentação e à interação com a madeira durante o envelhecimento.