Sem resultado
Sem resultado
Queijos curados são aqueles que passam por um processo de maturação, onde perdem umidade e desenvolvem sabores mais intensos e complexos. Eles podem ser divididos em algumas categorias principais:
Queijos Duros (maturação longa, baixa umidade, textura quebradiça)
Queijos Semiduros (maturação média, textura firme, mas mais úmida que os duros)
Queijos Azuis (maturação longa, presença de fungos Penicillium, sabor intenso e salgado)
Queijos de Casca Lavada (maturação média ou longa, casca lavada em salmoura ou bebida alcoólica, sabor forte)
A cachaça, com sua diversidade de madeiras e perfis sensoriais, pode combinar muito bem com queijos curados. Algumas sugestões de harmonização:
Queijos Duros + Cachaça Envelhecida em Carvalho
O sabor intenso e a textura granulada do parmesão ou do Canastra Curado casam bem com cachaças amadeiradas, como as envelhecidas em carvalho, que traz notas de baunilha, coco e especiarias.
Queijos Semiduros + Cachaça Amburana
Um Gouda envelhecido ou um queijo prato curado combina bem com cachaças que trazem doçura e notas aromáticas como as de amburana.
Queijos Azuis + Cachaça Envelhecida em Bálsamo
Queijos como o Gorgonzola e Roquefort têm sabor intenso e salgado, harmonizando bem com cachaças envelhecidas em bálsamo, que traz notas herbáceas e picantes, equilibrando a gordura do queijo.
Queijos de Casca Lavada + Cachaça Envelhecida em Jequitibá-branco
O sabor forte e terroso desses queijos encontra equilíbrio em cachaças que não sejam muito agressivas, como as armazenadas em jequitibá, que trazem leveza e suavidade à harmonização.