Marcelo Falcão, da Premier Pack, referência no setor de embalagens de cachaça, contextualiza a evolução do mercado nos últimos anos

As garrafas e embalagens de cachaça estão ganhando novas formas e contornos. Se antes eram apenas um simples recipiente, nos últimos anos têm se tornado quase tão importantes quanto o próprio conteúdo, destacando e valorizando o que há em seu interior. Uma mudança no mercado de cachaças – e de outras bebidas, também – que se deve em grande parte pela Premier Pack, empresa brasileira fundada em 2008.

A Premier Pack é gerenciada pelos seus sócios Karén Zamarian e Marcelo Falcão, ambos engenheiros, que adquiriram suas experiências em embalagens de vidro na icônica vidraria paulista Santa Marina – criadora da Marinex, marca de refratários que está presente na maioria dos lares brasileiros. Na época, a empresa ainda era conduzida pela multinacional francesa, Saint-Gobain, hoje Verallia, também muito famosa por ter produzido os espelhos do Palácio de Versailles.

Oportunidade: como surgiu a Premier Pack

Em meio a distintas referências do dia a dia ao luxo, Marcelo Falcão aprendeu sobre a importância do invólucro dos produtos que consumimos, capaz de criar desejos e influenciar na tomada de decisões na hora da compra. Uma embalagem atraente não apenas chama a atenção nas prateleiras, mas também é capaz de comunicar a identidade da marca, os valores e a qualidade do produto.

Desde a área industrial até a comercial, onde afirma ter se encontrado, Marcelo pode conhecer muita gente nos 14 anos que permaneceu como colaborador da empresa Santa Marina, inclusive alguns franceses. Foi numa dessas visitas internacionais que ele soube de uma notícia que mudaria seu rumo profissional – e o mercado premium de garrafas e embalagens de cachaças no país.

A Saverglass, outra empresa francesa, estava procurando um representante que pudesse distribuir seus produtos customizados no Brasil. Era a oportunidade que os engenheiros buscavam para empreender abrindo o próprio negócio.

“Em fevereiro de 2008 a gente já tinha a Premier Pack como uma empresa registrada na Junta Comercial. E começamos a fazer um trabalho de divulgação de embalagens diferenciadas, abrindo no mercado nacional uma nova opção em embalagens de cachaça que fogem do comum”.

cachaça 51 Reserva - embalagem de cachaça desenvolvida pela premier pack
A Cia. Müller foi a primeira a encomendar um projeto personalizado e exclusivo de garrafa através da Premier Pack

Fábrica de decoração para garrafas

Para conquistar o mercado nacional, a Premier Pack precisava ter mais do que bonitas, elegantes e personalizadas garrafas – ainda mais porque os produtos da Saverglass, pela qualidade, pelo câmbio e pelos custos de transporte, demandam um maior investimento. Assim, a empresa passou a vender ideias.

Com a ajuda de uma designer, a Premier Pack criava imagens digitais das garrafas da Saverglass decoradas com simulações de rótulos e esses projetos conceituais eram apresentados para os clientes.

“Eu pensei em como agregar valor ao produto vestindo a garrafa e os clientes começaram a perceber que não era simplesmente uma garrafa vazia, era uma solução completa para o produto”,

lembra Marcelo Falcão

A Cia. Müller foi a primeira a encomendar um projeto personalizado e exclusivo da vidraria francesa por meio da Premier Pack. A garrafa da 51 Reserva foi customizada com molde encomendado desde o formato até as gravações em relevo no vidro da embalagem.

Hoje, a Premier Pack possui em sua estrutura uma startup de criação de projetos gráficos e embalagens de cachaça exclusivas, o Estúdio In House,  e sua própria fábrica de decoração, a DG Decor, além de outros parceiros, dentro de um conceito que Marcelo chama de 360º. Segundo ele, são soluções completas através da integração do design, embalagens de cachaça, válvulas, tampas, acessórios e decoração, encontrados em um único fornecedor.

O resultado disso tudo são embalagens de cachaça que competem diretamente com as marcas de bebidas mais famosas do mundo, com designs que atraem colecionadores, embelezam as prateleiras dos bares e cristaleiras das casas e, em alguns casos, podem ser considerados até obras de arte.

Novas técnicas, diferentes rótulos para a cachaça

Mais de 917 marcas já passaram pela Premier Pack, nos últimos 15 anos. Na lista de bebidas “vestidas” pela empresa destacam-se edições de luxo, com exemplares entre os mais caros já produzidos da bebida nacional, como a paulista de Rio Claro, Velho Barreiro Platinum (custando cerca de 900 mil reais) e a Velho Barreiro Diamond Collection (com preços que variam de 220 reais a 200 mil reais), até pequenos e exclusivos projetos de home distilling, como é o caso da cachaça Authoral, produzida em Brasília no Distrito Federal.

Diretamente de Betim, em Minas Gerais, a Cachaça Vale Verde Extra Premium 18 Anos é outro exemplo de bebida que contou com projeto da garrafa, rolha e decoração desenvolvidos pela Premier Pack. O produto apresenta impressão em serigrafia, uma técnica que consiste em transferir a tinta diretamente para o vidro da embalagem, e a rolha de cortiça com acabamento de madeira no topo.

Garrafa da cachaça Authoral - embalagens de cachaça desenvolvidas pela Premier Pack

No portfólio, a Premier Pack também atua com processos de pintura, além do hot stamping, um sistema de impressão a quente, como o próprio nome já diz, que permite a gravação de imagens e textos com acabamento metalizado, holográfico e multicolorido.

E a lista de produtores que adotam as embalagens de cachaças e as técnicas trazidas pela Premier Pack é extensa, podendo ser encontradas por todo Brasil.

Transformando a concorrência

O efeito disso tudo foi o alargamento da oferta de garrafas de alta qualidade e diferenciação, para seduzir os consumidores mais exigentes. Do outro lado, os produtores passaram a buscar melhores opções para embalar e expor seus produtos. “Vários concorrentes globais vieram para o Brasil por conta desse trabalho que fizemos. Os clientes passaram a procurar alternativas e outras possibilidades e nossos próprios concorrentes nacionais perceberam e buscaram esse movimento”.

A diversificação que poderia ser vista como um problema é encarada por Marcelo como oportunidade de crescimento.

“Hoje, nosso grande desafio é continuar inovando, trazendo coisas diferentes, para continuarmos na liderança. Nosso objetivo sempre foi levar ao cliente uma oportunidade de aumentar o valor agregado da bebida dele e nossa contribuição é fazer com que a roupa dessa cachaça seja sua melhor apresentação”.

Marcelo Falcão, CEO da Premier Pack

Veja algumas das cachaças que utilizam garrafas e produtos da Premier Pack

Contato Premier Pack

Site Oficial

WhatsApp

UNIDADE 1: Santana de Parnaíba – SP 

Rua Florianópolis, 123 –  Fazendinha – Santana de Parnaíba – SP | CEP: 06529-302

Tel: (+55 11) 4705-9610

UNIDADE 2: Uberlândia – MG 

Av. Nicomedes Alves dos Santos 387 Sala 08 Lidice Uberlândia MG | CEP: 38.400-17

Tel: (+55 34) 3236 – 6780

UNIDADE 3: Recife – PE 

Av. Joaquim Ribeiro, 132 – Galpão B Caxangá – Recife – PE | CEP: 50980-000

Tel: (+55 81) 3272-9519

UNIDADE 4: PPHK Corporation Ltd.

Unit 503, 5/F, Tower 2, Lippo Centre – 89 Queensway, Admiralty, Hong Kong

Tel: 852-2861 0811

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...