Quem disse que cachaça não é coisa de mulher estava muito errado! Para fortalecer esse vínculo histórico e afetivo entre as mulheres e as boas pinguinhas, fizemos uma seleção de rótulos de cachaça que retratam figuras femininas.
As mulheres sempre tiveram papel importante no mercado de cachaça e a pesquisadora e autora de “Cachaça, um amor brasileiro”, Alessandra Trindade, nos contou um pouco mais sobre essa relação entre as mulheres e a cachaça:
Os rótulos de cachaça além de trazerem identidade para as marca também nos fazem conhecer mais sobre o Brasil e o brasileiro. Muitos desses rótulos mostram o importante papel da mulher como trabalhadoras do campo, como o rótulo da cachaça Tabaroa. A palavra tabaroa, por sinal, significa mulher criada no interior, matuta, caipira.
O Oeste Paulista é um dos lugares que mais se produz cana-de-açúcar no mundo e também terra de excelentes cachaças. Em Limeira temos uma limeirinha que é fã de pinga desde a época que os telefones só tinham 4 dígitos.
Maria Izabel produz em Paraty (RJ) uma cachaça que leva o seu nome. O rótulo da pinga foi um presente de Liz Calder, produtora da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), que contratou o ilustrador americano Jeff Fisher, autor de várias capas de livros, como os das série Harry Potter. Em um vídeo, Maria Izabel diz que o rótulo foi inspirado em um de seus sonhos.
O rótulo da cachaça Encantos da Marquesa traz fortes elementos da cultura popular brasileira: a simplicidade da linguagem remetendo à xilogravura. A ilustração é a humanização da Marquesa, nome da fazenda, a figura feminina coroada com um coração lembra uma personagem de literatura de cordel. A tipografia feita à mão pelo designer Andre Gonzales, remete a algo feminino, delicado e de forte personalidade.
Na versão especial Encantos da Marquesa Bálsamo, a figura feminina está mais uma vez presente. Deixando de lado a identidade da xilogravura, o design agora traz traços realistas, sem deixar de lado a sensibilidade, e apresenta o perfil de uma mulher com uma flor de bálsamo presa aos cabelos.
Imburana, amburana ou ainda umburana, é uma madeira muito encontrada no nordeste brasileiro e usada para armazenar cachaça. Se a madeira é nordestina, também é a figura feminina desse rótulo. A força da mulher do cangaço é a identidade dessa cachaça de Curvelo, Minas Gerais.
E se o tema é cangaço não podemos deixar de falar de Maria Bonita, como era conhecida Maria Gomes de Oliveira, e figura representada nessa aguardente de Bambuhy – Minas Gerais.
Maria Bonita era companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião e primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros – grupo que vagava pelas cidades nordestinas no final do século XIX e começo do XX em busca de dinheiro, alimento e vingança.
Uma referência à Ada Rogado, primeira mulher brasileira a adquirir licença como paraquedista e para pilotar planadores, além de ter sido a terceira mulher a ter licença de aviadora. Ela ficou mundialmente conhecida pelos seus atos de coragem.
Ada Rogado aparece novamente mas agora no rótulo da cachaça “Voadora” de Vitória de Santo Antão. A aviadora foi exemplo de bravura, coragem não apenas pelos seus atos nos céus, mas também por ser uma figura feminina que marcou época. O rótulo foi criado para homenagear seu recorde de vôo solo, com 51.064 quilômetros, em abril de 1951.
Gilda é um filme norte-americano de 1946, do gênero noir e estrelando Rita Hayworth. A protagonista Gilda é representada no rótulo de maneira sensual e elegante, mas sem ser vulgar ou desrespeitosa. A atriz marcou época por fortalecer a figura da mulher independente, sensual que definiria o gênero da femme fatale nos cinemas e aumentando a autoestima do público feminino.
A cachaça Volúpia tinha em seu rótulo uma mulher nua linda, mas sem ser vulgar. A beleza clássica da figura feminina no rótulo é extinta em 1973, quando a marca muda sua identidade visual com o intuito de conquistar novos mercados.
Para ver mais rótulos de cachaça, visite a sessão de Rótulos de Cachaça do Mapa da Cachaça. Caso tenha algum rótulo e queira compartilhar com a gente escreva para [email protected]
O melhor da cachaça no seu e-mail