Nova carta de cachaça de Milton Lima comemora seus 50 anos de idade, 20 deles dedicados ao destilado brasileiro

  • Publicado 3 anos atrás

Para Milton Lima, um dos mais inquietos e dedicados ativistas da cachaça no Brasil, 2021 é época de números redondos: ele próprio faz 50 anos de idade, a sua militância cachacística completa 20 anos e o seu sonho, materializado na forma da Cachaçaria Macaúva, em Analândia, estado de São Paulo, arremata dez anos de sucesso.

É muita coisa, e não tem como deixar tudo isso passar em branco. Nascido, criado, fermentado e destilado em Pirassununga, município que é quase sinônimo de cachaça, desde menino Milton sempre esteve muito próximo da mais brasileira das bebidas. Tanto que, no seu trabalho de conclusão de curso na faculdade de Marketing, o tema não poderia ter sido outro, e foi a partir desse divisor de águas que ele se tornou um profissional da cachaça, com um intenso trabalho no setor, como colecionador, estudioso e pesquisador criterioso, divulgador, formador de opinião, empresário e fundador da Cúpula da Cachaça.

O caso então vai ser de juntar a precisão de publicar a quinta edição da já premiadíssima carta de cachaças da Cachaçaria Macaúva com a celebração destas ocasiões muito especiais na sua trajetória: “A ideia é fazer um mergulho, em profundidade, nas tantas histórias maravilhosas que me trouxeram até aqui, juntar e documentar isso tudo, e oferecer pras pessoas como uma parte importante da contínua construção da memória e da cultura da legítima aguardente nacional”, diz ele.

Milton Lima, ativista da cachaça
Milton Lima, ativista da cachaça

Sem receio de assumir o formato de livro, a carta vai ter uma apresentação de todas as marcas que fizeram parte dos projetos anteriores, sob o ponto de vista do relacionamento de Milton com seus produtores e produtos, além de depoimentos inéditos de personagens de destaque de toda a cadeia produtiva que de alguma forma estiveram envolvidos nas suas iniciativas.

Além disso, a publicação apresentará ainda uma linha do tempo, ricamente documentada e ilustrada, contando essa trajetória, com casos, situações e eventos que marcaram época para o setor, como, entre outros exemplos, o lançamento de 21 rótulos charge para o 32º Salão de Humor de Piracicaba, em parceria com o cartunista Paulo Caruso, que aliás é um dos convidados para ilustrar a edição da próxima carta.

Caricatura Caruso Milton Lima

“De tantas coisas muito interessantes e realizadoras que eu já fiz no universo da cachaça, hoje este projeto é o que realmente me emociona, é o oxigênio da continuação e, ao mesmo tempo, da renovação dos meus caminhos e das minhas contribuições pro mercado, pra cultura e pra história da cachaça brasileira”.

Milton lima

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...