10 divertidos rótulos de cachaça

  • Publicado 8 meses atrás

Veja uma seleção de 10 divertidos rótulos de cachaça que só confirmam como o povo brasileiro é engraçado, criativo e adepto do politicamente incorreto.

Qual foi a criança que não teve uma coleção de latinhas? Elas se empilhavam nas prateleiras, de todas as cores, tamanhos e tipos de refrigerantes. Algumas colecionavam latinhas de cerveja (vazias, claro!). Tem adulto que também coleciona. Não mais latinhas, mas garrafas de cachaça. Nas nossas andanças por aí, conhecemos diversos restaurantes, bares e pessoas que estampam orgulhosos nas paredes garrafas de todos os lugares do Brasil da nossa bebida preferida.

O atrativo não são as garrafas, mas os rótulos. Cada um deles conta uma história do alambique, das famílias produtoras, das tradições locais, do Brasil. Os primeiros rótulos surgiram, de acordo com a designer e pesquisadora Mariana Jorge, com a chegada das primeiras oficinas de litogravura no século 19. Bem antigos!

Mesmo com a profissionalização recente desse setor, alguns pequenos alambiques continuam com a mesma técnica de mais de duzentos anos atrás. O resultado são rótulos repletos de curiosidades. O Mapa da Cachaça também resolveu fazer a sua coleção virtual, no Álbum de Rótulos de Cachaça.

Nesse artigo de hoje, a gente destaca alguns rótulos divertidos da nossa coleção:

1. Caninha Barrigudo

Caninha Barrigudo

Dizem que o que dá barriga é a cerveja, mas a Caninha Barrigudo, de Monte Alto, também não nos deixa na melhor forma física. O mais curioso nesse divertido rótulo é o número de telefone: 164. Naquela época, era mais fácil de decorar.

2. Amansa Corno

Rótulo Amansa Corno

Se isso aconteceu contigo, a gente sente muito. Abra uma boa garrafa de Amansa Corno, uma original mistura de cana de açúcar com raspa de chifre de bode preto e sirva-se. Diz o rótulo que uma dose acalma, cinco doses amansam, e dez doses te deixam furibundo! Ou se não tem remédio que cure a sua cornice, apele para a oração dos cornos:

Oração dos Cornos

3. Amansa Sogra

Amansa Sogra

Tem algum problema com a sogra? Ao invés de encher a cara, dê uma dose dessa cachaça pra ela. Você vai se tornar o melhor genro ou a melhor norinha do mundo.

4. Cura Veado

Cura Veado

Vamos deixar claro: essa cachaça cura o bicho adoentado e não se incomoda com a sexualidade de ninguém. Até porque não se cura quem não está doente.

5. Nabunda

Cachaça Na Bunda

Cuidado ao pedir essa cachaça em um bar: é bom pedir baixinho para não ser mal interpretado. Ou se precisar pegar mais leves para iniciantes recomendamos essa outra versão:

Nabundinha

6. Alegria de Pobre

Alegria de Pobre

Alegria de pobre é feriado prolongado, é quinto dia útil pra receber salário, é dia de sol, é churrasquinho na laje, é samba batucado na mesa, é cerveja gelada, é cachaça da boa.

7. Cana de Cabeça

Cana de Cabeça

Um sujeito narigudo, baixinho e que vive se metendo onde não é chamado. Todo mundo conhece um assim e pra aguentar esse tipo, só com uma boa dose.

8. Pelé Caninha

caninha pelé

Se essa caninha for tão boa quanto o Pelé, é a melhor do mundo. Inclusive é a figura dele, ainda jovem, que está no centro de um globo terrestre no rótulo dessa cachaça porque já nessa época todo o mundo sabia quem era o rei do futebol.

Conheça mais sobre a história da Caninha Pelé

9. Macumba

Macumba Rotulo

Alguns Orixás e entidades adoram e pedem umas doses na oferenda. Essa é boa para oferecer em troca de algum pedido, no meio de uma batucada.

10. Três Quedas

Tres Quedas - divertidos rótulos de cachaça

Cachaça boa é para beber compartilhando com os amigos… e se exagerarem na dose, que pelo menos sobre um pra ajudar.

____

Para ver mais divertidos rótulos de cachaça, visite a sessão de Rótulos de Cachaça do Mapa da Cachaça. Caso tenha algum rótulo e queria compartilhar com a gente escreva para [email protected]

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

13 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...