Exportação da cachaça pode ser beneficiada com selo do Inmetro

  • Publicado 6 meses atrás

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aprovou os Critérios de Avaliação da Conformidade para a Cachaça e criou um selo que atesta a qualidade da bebida que poderá colaborar para o aumento da exportação da cachaça.

O Inmetro pode colaborar na exportação da cachaça por meio de suas atividades de certificação e avaliação da conformidade. Ao obter a certificação do Inmetro, a cachaça passa a ter um selo de qualidade reconhecido nacionalmente, o que pode ser um diferencial competitivo no mercado internacional.

Além disso, o Inmetro pode auxiliar na verificação da conformidade da cachaça com as normas técnicas e regulamentos exigidos pelos países importadores. Isso inclui avaliar se a cachaça atende aos requisitos de segurança, qualidade e autenticidade, bem como as características sensoriais e composição química estabelecidas.

O que é o Inmetro?

O Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério da Economia. Sua principal função é promover a qualidade, a segurança e a eficiência dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores brasileiros.

O Inmetro realiza diversas atividades, tais como:

1. Metrologia: É responsável por garantir a precisão das medidas realizadas em diversos setores, como saúde, energia, meio ambiente, entre outros.

2. Certificação de produtos: O Inmetro concede a certificação compulsória para produtos que possam representar riscos à saúde, segurança ou meio ambiente, tais como brinquedos, pneus, plugs, tomadas, entre outros.

3. Avaliação da conformidade: Realiza ações de verificação de conformidade dos produtos com as normas técnicas aplicáveis, garantindo que atendam aos requisitos de segurança e qualidade.

4. Acreditação de laboratórios: O Inmetro possui programas de acreditação para laboratórios que atuam em diversas áreas, como alimentos, medicamentos, materiais de construção, entre outros, garantindo que esses laboratórios sejam competentes e confiáveis.

5. Regulamentação técnica: Estabelece regulamentos técnicos para diversos produtos e serviços, visando garantir a segurança e a adequação deles aos padrões de qualidade exigidos.

6. Fiscalização: O Inmetro realiza fiscalizações em estabelecimentos, fabricantes e importadores para verificar o cumprimento das normas técnicas e regulamentos estabelecidos.

Em suma, o Inmetro tem como objetivo principal garantir a confiança dos consumidores brasileiros nos produtos e serviços oferecidos no mercado, promovendo a qualidade, a segurança e a eficiência.

Amigos celebrando com doses de cachaça - aumento da exportação da cachaça

A certificação do Inmetro dá selo que pode beneficiar a exportação da cachaça

A avaliação de conformidade da cachaça é voluntária, no entanto, por meio da certificação, que deve ser realizada por um Organismo de Certificação de Produto (OCP), a bebida recebe maior valorização, principalmente na exportação.

Através da Portaria 300, publicada em 18 de agosto, foram estabelecidos critérios e procedimentos de avaliação de conformidade para a cachaça, por meio do mecanismo de certificação, com o objetivo de aumentar as exportações da cachaça.

A portaria estabelece regulamentações quanto ao teor alcoólico, modo de produção e as diferenças entre bebidas feitas a partir da cana-de-açúcar, como o aguardente de cana e a própria cachaça. O documento também define as especificações para cachaças adoçadas, envelhecidas, Premium e Extra Premium, proibindo o uso de embalagens plásticas.

Os profissionais envolvidos no processo de produção também são mencionados na portaria, estabelecendo suas responsabilidades, como o responsável técnico, envasador, produtor, fabricante, estandardizador ou padronizador.

É importante ressaltar que cada produto, como a cachaça, pode ter requisitos e processos específicos de certificação. Por isso, é recomendável entrar em contato direto com o Inmetro ou com um Organismo de Certificação credenciado para obter todas as informações necessárias para conseguir o selo de certificação da cachaça.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...