Pitú lança primeira cachaça sem álcool na Alemanha

  • Publicado 2 meses atrás

A cachaça Pitú e sua parceira de distribuição na Europa, a Underberg, apostam na tendência de bebidas sem álcool com o lançamento da Pitú 0.0%, a primeira marca de cachaça sem álcool

A Semper Idem Underberg AG, empresa familiar baseada em Rheinberg, no Baixo Reno, está lançando no mercado europeu a Pitú 0.0%, a primeira cachaça sem álcool. Com o objetivo de atender à tendência de maior consciência de saúde, o novo produto promete proporcionar 100% de sabor, mas sem álcool.

Tecnicamente não é cachaça!

É importante destacar que tecnicamente a bebida não pode ser classificada como cachaça ou nem mesmo aguardente, já que são denominações para classificar bebidas alcoólicas de teor alcoólico definidos.

“cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (…)”

Pítú, cachaça, caipirinha e mocktails

A marca Pitú, conhecida por popularizar a caipirinha na Europa nos anos 90, é líder de mercado na Alemanha, com uma participação de mercado de 86,6%. Agora, com a Pitú 0.0%, a marca busca atender à demanda por bebidas sem álcool, que tem se tornado uma tendência global.

garrafa de Pitu vendida na Alemanha
Lançamento da Pitú 0.0%, a primeira cachaça sem álcool


O processo de desalcoolização da Pitú original foi desenvolvido com uma tecnologia que promete garantir que o sabor seja o mais idêntico possível ao da versão alcoólica. Esse é considerado o critério de compra mais importante para alternativas sem álcool, de acordo com uma análise da IWSR (International Wines and Spirits Record).

O novo produto foi apresentado ao público especializado no Bar Convent Berlin em outubro de 2023 e estará disponível no mercado no início de 2024. Além disso, o Grupo Underberg já lançou pioneiramente o Pitú Ipanema, um coquetel sem álcool em lata pronto para beber, que alcançou uma participação de mercado de até 18% no segmento de mocktails, nome dado aos coquetéis não alcoólicos.


Crescimento do mercado das bebidas sem álcool

A tendência do mercado de bebidas sem álcool é positiva e crescente. A demanda por essas bebidas tem aumentado devido a uma série de fatores, como a busca por uma vida mais saudável, o aumento da conscientização sobre os efeitos negativos do consumo excessivo de álcool, a preocupação com a segurança ao dirigir e a diversificação das opções disponíveis no mercado.

Além disso, a indústria de bebidas sem álcool tem investido em inovação, criando produtos que oferecem opções saborosas e de qualidade para aqueles que optam por não consumir álcool. Essa tendência é especialmente evidente entre os jovens adultos, que estão abertos a experimentar novas bebidas e desejam alternativas ao álcool para socializar.

Segundo pesquisas de mercado, a Pitú 0.0% promete alta aceitação pelos consumidores, que estão cada vez mais interessados em alternativas sem álcool. Um estudo da FMCG Gurus mostrou que 71% dos adultos que bebem álcool reduziram seu consumo. As alternativas sem álcool já representam 3% do mercado global de bebidas alcoólicas e espera-se um aumento de 31% no volume total até 2024.

Em 2022, as vendas de bebidas sem e com baixo teor alcoólico cresceram mais de 7% em volume nos 10 principais mercados globais, ultrapassando US$ 11 bilhões em valor de mercado. Isso representa um aumento em relação aos US$ 8 bilhões registrados em 2018, de acordo com a análise de mercado de bebidas da IWSR.

Em termos regionais, a América do Norte e a Europa têm sido os principais mercados para as bebidas alcoólicas sem álcool, impulsionados pelo aumento da conscientização sobre a saúde, mudanças nas atitudes em relação ao consumo de álcool e uma maior variedade de produtos disponíveis. No entanto, espera-se que a demanda por essas bebidas também cresça em regiões como a Ásia-Pacífico e a América Latina nos próximos anos.

Brincadeira de primeiro de abril pitú zero cachaça sem álcool
Na internet circulam imagens de uma versão de cachaça sem álcool da Pitú no mercado brasileiro. Mas a imagem não passa de uma brincadeira de 1º de abril e a versão verdadeira é encontrada apenas no mercado europeu

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

13 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...