Desde sempre presente no cardápio do brasileiro, o picadinho de carne é sucesso garantido, ainda mais quando servido com banana, farofa, ovo frito e é claro a mais brasileira das combinações, o nosso arroz com feijão.
De origem carioca, o picadinho de carne foi sucesso nos botequins fluminenses, onde virou símbolo da boemia, posteriormente se espalhou por toda a cidade e depois para todo o país.
Nesta versão, acrescento cachaça em dois momentos, primeiro para marinar a carne, agregando sabor e ajudando a amaciar as fibras, e depois finalizando o prato, flambando, e liberando todo o seu aroma. Prefiro utilizar carnes menos nobres, como o peito bovino ou coxão mole, que aguentam um maior tempo de cocção.
Cortado em tiras, ela é marinada com a cachaça, alho, limão, noz moscada, sal e pimenta do reino. Depois é selada em frigideira bem quente, onde recebe a companhia de cebola picada, um bom molho de tomate, o que sobrou da marinada, um pouco de melado de cana e cubos de cenoura. O picadinho é então cozido lentamente até ficar bem macio e o molho ficar encorpado.
Depois é só acrescentar uma boa dose de cachaça e flambar, para então servi-lo acompanhado de arroz, feijão, ovo frito, farofa e não pode faltar banana, que pode ser empanada ou então alguns chips de bananas da terra, fritos em óleo por imersão e temperados com sal e pimenta do reino. Desta vez, utilizei cachaça envelhecida em carvalho, para dar um toque amadeirado ao prato.
Espero que gostem da receita!
Picadinho de carne
Chef Gui Mateus
Desde sempre presente no cardápio do brasileiro, o picadinho de carne é sucesso garantido, ainda mais quando servido com banana, farofa, ovo frito e é claro a mais brasileira das combinações, o nosso arroz com feijão.
Tempere a carne com o alho, metade da cachaça, o suco de limão, a noz moscada, o sal e a pimenta do reino. Deixe marinar por 1 hora.
Em uma frigideira bem quente, frite-os bacons até que fiquem bem dourados, acrescente a carne (sem o caldo da marinada), e doure-as bem de todos os lados.
Acrescente a cebola picada. Coloque os tomates pelados com o seu suco, o caldo da marinada, o melado de cana, o extrato de tomate e a folha de louro. Cozinhe até a carne ficar bem macia e o molho ficar bem encorpado.
Ajuste o sal e a pimenta e flambe com o restante da cachaça.
DICA
Sirva o picadinho com arroz, feijão, farofa, ovo frito, banana da terra frita ou banana à milanesa, e uma boa dose de cachaça. Bom apetite!