• Rio das Flores – RJ
  • Rio de Janeiro

Visitar a destilaria da cachaça Werneck

  • Experiências, Visitar alambiques
  • Estr. Rio das Flores-Barreado

Quando o casal Cilene e Eli Werneck adquiriu um terreno em Rio das Flores, que hoje abriga o Sítio Werneck, eles se dedicaram a resgatar parte da história de sua família e a corrigir caminhos.

Os Werneck têm raízes no Brasil há mais de três séculos, com seus ancestrais estabelecidos no Vale do Café. Em uma época anterior ao ciclo do café, as fazendas da região se dedicavam principalmente à produção de cana-de-açúcar. Com a chegada do ciclo do café, surgiram tanto riquezas quanto misérias (como a escravidão) e impactos negativos no meio ambiente. Após o fim desse ciclo, iniciou-se a era do gado leiteiro, que também não foi benéfica para o meio ambiente.

Ao implantar seu projeto sustentável em Rio das Flores, o casal Werneck resgatou as raízes de sua família. Iniciaram imediatamente um processo de recuperação da Mata Atlântica, que hoje abrange mais de 50% da área total. Além disso, reintroduziram o cultivo de cachaça como parte do Patrimônio Cultural da região, produzindo uma bebida com padrões de qualidade comparáveis aos dos melhores destilados mundiais. Também enfatizaram a responsabilidade social, empregando a população local com todos os direitos trabalhistas e fazendo compras locais sempre que possível, contribuindo assim para a economia do município.

Programação do evento

Talhão 7 do canavial, preparação/diluição do caldo, fermentação, destilação, armazenamento/envelhecimento, padronização, engarrafamento, rotulagem, degustação e vendas.

Política de cancelamento

Devolução total do ingresso para cancelamentos até 2 dias antes

Indisponível

Produto não disponível

Produto não disponível