
O lançamento da Santo Grau Reserva Amontillado marca um novo e histórico capítulo na trajetória da cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves. Pela primeira vez, essa tradicional produção mineira, destilada no alambique mais antigo em atividade no Brasil, coloca no mercado uma cachaça que passa por um processo de envelhecimento em madeira — especificamente em barris de carvalho americano que antes envelheceu Jerez Amontillado, um tipo de vinho espanhol fortificado.




Fundado em 1755, o alambique do Engenho Boa Vista pertence à família de Nando Chaves, descendente direto de Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira. A produção da cachaça na fazenda é cercada de história e tradição, utilizando métodos que foram transmitidos por nove gerações, seguindo a Escola do Fermento Caipira, com uso de fubá de milho durante a fermentação com leveduras selvagens e destilação em alambique de cobre de fogo direto.
Nando, que carrega o legado de sua família, agora também lidera essa transição para uma cachaça amadeirada, respeitando os princípios que sempre guiaram a produção artesanal, mas trazendo inovação para o mercado, agora incluindo no processo seus filhos Francisco José e João Fernando.
“Eu estudei Engenharia de Alimentos e foquei meu curso todo voltado para a cachaça. Estudando o engenho, a nossa levedura que é selvagem e caipira, a destilação com fogo direto e como isso altera no produto final. Tudo aquilo que a gente aprendia desde criança aqui no engenho, eu fui entender tecnicamente dentro da universidade, dentro do laboratório.”
João Fernando, filho de Nando e representante da nona geração de produtores

Coronel Xavier Chaves faz agora parte das cachaças amadeiradas da família Santo Grau. As primeiras versões com madeira da marca surgiram com as linhas Velha Guarda e Cachaças Raras.
A linha Reserva Velha Guarda, lançada em 2019, apresenta cachaças envelhecidas em barris de carvalho, com os engenhos de Paraty e Itirapuã : a Santo Grau Velha Guarda Reserva Itirapuã, envelhecida em carvalho francês e em barris de carvalho americano que anteriormente armazenaram os vinhos fortificados da Osborne, e a Santo Grau Velha Guarda Reserva Paraty, maturada em carvalho francês.
A Santo Grau foi uma das primeiras marcas a envelhecer cachaça em barris de carvalho que anteriormente armazenaram jerez, iniciativa possibilitada a partir de 2013, com a fusão da brasileira Natique, dona da marca Santo Grau, com a espanhola Osborne, empresa centenária famosa pelos seus vinhos fortificados. Em 2015, na destilaria de Itirapuã, do mestre de adega Maurílio Cristofoni, lançaram para a linha Cachaça Raras, a Santo Grau PX e Santo Grau Cinco Botas, envelhecida em barris de carvalho ex-jerez Pedro Ximenes e ex-Oloroso, respectivamente.

Agora, em 2024, completam a família com a Santo Grau Reserva Amontillado, uma expressão de respeito ao passado, ao mesmo tempo em que abre portas para novas experiências sensoriais, sem deixar de lado as preferências de Nando Chaves.
“Eu gosto da minha cachaça branca porque ela dá uma sensação doce agradável. Mas na bebida amarelada, muitas vezes traz um doce diferente, que fica enjoativo. Mas essa Velha Guarda eu gostei porque ela é mais seca do que algumas outras na madeira encontradas no mercado”.
Nando Chaves, produtor da Século XVIII Coronel Xavier Chaves
Desde 1999, Nando vem fazendo experimentos com madeira. A primeira vez foi para agradar um tio que trouxe de Salinas um barril virgem de 50 litros de amburana, madeira famosa no norte de Minas Gerais. Nas suas visitas de Pindamonhangaba para Coronel Xavier Chaves, o tio vem buscar satisfeito sua cachaça exclusiva envelhecida na adega centenária. Ao longo dos anos, a cachaça permaneceu na madeira brasileira, ganhando complexidade e sabor, e fazendo as graças do tio e primos.
“Eu chamo minha adega de “Hospedaria de Barril” porque é o lugar que mantem os barris dos outros que querem envelhecer minha cachaça.”
Nando Chaves
Apesar de sua experiência inicial, Nando sempre foi relutante em colocar no mercado cachaças envelhecidas em barris, mantendo-se fiel à tradição e à sua especialidade na produção das autênticas “branquinhas”. Contudo, em 2011, ele abriu uma exceção e adquiriu um barril de carvalho escocês da Garrafaria Serra Negra, que foi utilizado pela primeira vez em 2013, em uma ocasião especial: o casamento de sua sobrinha. O evento se tornou memorável quando um estrangeiro, impressionado pela qualidade, decidiu comprar o conteúdo do barril inteiro. Em 2020, já com o barril reabastecido e com sete anos de envelhecimento da cachaça batizada de “scotchaça”, Nando vendendo-o de volta à Garrafaria Serra Negra, uma aquisição feita para celebrar os 40 anos da empresa.


A resistência de Nando em colocar no mercado uma Coronel Xavier Chaves foi vencida em 2021, quando a equipe da Santo Grau o convenceu a integrar a linha Reserva da marca, um projeto ambicioso que já incluía suas irmãs de Itirapuã e Paraty. Com a pandemia impactando os negócios, a proposta de utilizar um barril espanhol centenário que havia passado por jerez amontillado parecia ser uma oportunidade irrecusável. Era a primeira vez que Nando lidava com volumes maiores e condições de maturação tão especiais. Colocou a cachaça com 50,5% de teor alcoólico no barril, iniciando uma nova fase em sua trajetória como produtor, agora mais aberta à experimentação e usando madeiras nobres para criar cachaças diferenciadas.
R$96,00 Comprar a Santo Grau Amontillado na Distribuidora Savana

Envelhecida por cerca de dois anos nas adegas do Engenho Boa Vista em Coronel Xavier Chaves, a Santo Grau Amontillado passa por barris de 500 litros de carvalho americano que antes armazenaram vinho Jerez da uva Amontillado. Com 40% de teor alcoólico.
A cor é de tom de palha para dourado com brilho, e apresenta lágrimas moderadas na taça.
No aroma, é nítida a presença de madeira, mas sem exageros. O que se destaca são notas de folha de louro, frutas cristalizadas, maçã, avelã, com um leve toque de cravo e feno. A sensação na boca é leve, mas com uma presença que preenche o paladar de maneira agradável.
Na boca, traz uma complexidade interessante, com a folha de louro mais uma vez marcando presença, acompanhada de gengibre, erva-doce, amêndoas e especiarias (cravo e canela novamente). O final, embora não seja muito prolongado, deixa uma picância sutil de canela e um leve gosto de castanhas, encerrando a experiência de forma delicada.
Para mim, a Santo Grau Amontillado se destaca pela harmonia e pela leveza trazida pela madeira, proporcionando uma degustação rica em detalhes. É uma cachaça que respeita suas origens, de quem sabe fazer uma cachaça branca raiz e apresenta o envelhecimento de forma elegante, sem dar protagonismo à madeira.
O João Fernando descreve melhor o atual momento da centenária produção, exemplificado pelo lançamento da Santo Grau Reserva Amontillado:
“Nossa ideia é unir a tecnologia que tem no mercado, com o saber e a tradição que tem aqui no engenho. Dessa forma, a gente pode trazer nossa produção para o mercado atual sem descaracterizar nossa cachaça.
João Fernando, produtor da Santo Grau Coronel Xavier Chaves


Visitas a produtores e avaliações do painel — toda semana, sem spam.