Banana flambada na cachaça com Mato Dentro Umburana

  • Publicado 4 meses atrás

Banana flambada na cachaça é uma deliciosa sobremesa que combina o doce das bananas com o toque especial da cachaça.

O preparo da receita da sobremesa de banana flambada na cachaça

A banana flambada na cachaça com Mato Dentro Umburana é uma deliciosa sobremesa típica das mesas brasileiras, conhecida por sua combinação de sabores intensos e aromáticos. Essa receita tradicional é feita com bananas nanicas maduras, cachaça de qualidade e o toque especial da madeira umburana, conhecida também como amburana ou imburana, que confere um sabor único e marcante à sobremesa.

Para iniciar o preparo da banana flambada na cachaça com Mato Dentro Umburana, é necessário descascar as bananas, cortá-las ao meio no sentido do comprimento e reservar. Em seguida, em uma frigideira antiaderente, derreta um pouco de manteiga e adicione as bananas.

Deixe as bananas dourarem levemente dos dois lados, tomando cuidado para não deixá-las muito moles. Após dourar, retire as bananas da frigideira e reserve.

Na mesma frigideira em que as bananas foram douradas, adicione cerca de 100 ml de cachaça de qualidade. Utilize uma cachaça envelhecida em barris de Mato Dentro Umburana para realçar o sabor e o aroma dessa sobremesa.

Com muito cuidado e atenção, incline levemente a frigideira em direção da chama do fogão, ou utilize um isqueiro, para flambar a cachaça. O objetivo é que as chamas percam a intensidade e se apaguem naturalmente. Essa etapa do processo é muito importante para evaporar o álcool e deixar apenas o sabor característico da cachaça.

banana flambada na cachaça
Casa do Fogo, tradicional restaurante em Paraty conhecido pelas suas receitas flambadas na cachaça

Assim que as chamas se extinguirem, retorne as bananas à frigideira, cuidadosamente, e deixe-as cozinhar por alguns minutos na calda da cachaça. Isso permitirá que as bananas absorvam todos os sabores e aromas do álcool e da madeira de Mato Dentro Umburana.

Por fim, sirva as bananas flambadas na cachaça com Mato Dentro Umburana com uma bola de sorvete de creme ou de baunilha. A combinação do doce das bananas caramelizadas, o toque da cachaça e a cremosidade do sorvete é simplesmente irresistível.

cachaça Mato Dentro Umburana
Cachaça Mato Dentro Umburana, produzida em São Luis do Paraitinga, no interior de São Paulo, é envelhecida em barris dessa madeira brasileira e utilizada na receita de banana flambada na cachaça

A harmonização da banana com a umburana

Essa sobremesa tradicional é uma verdadeira explosão de sabores e aromas, proporcionando uma experiência gastronômica única. O sabor marcante da madeira, presente na cachaça Mato Dentro Umburana, utilizada para flambar as bananas, é o diferencial dessa receita, conferindo um toque especial e autêntico ao prato.

As cachaças envelhecidas em amburana possuem características únicas, com notas adocicadas e aromas amadeirados que combinam perfeitamente com a doçura natural das bananas. A combinação desses dois ingredientes proporciona uma harmonização incrível de sabores, criando uma sobremesa deliciosa e equilibrada. A madeira de amburana confere à cachaça um toque de especiarias, como baunilha e canela, que se complementam de forma harmoniosa com o sabor adocicado das bananas.

Essa harmonização pode ser ainda mais acentuada quando a cachaça de amburana é utilizada para flambar as bananas, pois o calor e o álcool evaporam, deixando apenas o sabor e o aroma da madeira. Dessa forma, a sobremesa ganha camadas de sabores complexos e intensos, tornando-se uma verdadeira experiência gastronômica.

flambado

Banana flambada na cachaça com Mato Dentro Umburana

Fazer banana flambada na cachaça é uma delícia! Aqui está uma receita simples para você experimentar:
5 de 4 votos
Course Sobremesa
Servings 2 pessoas

Equipment

  • 1 Frigideira

Ingredients
  

  • 4 bananas nanica maduras
  • 2 colher de sopa manteiga
  • 2 colher de sopa açúcar mascavo
  • 1/4 xícara cachaça
  • Sumo de meio limão
  • Sorvete de creme opcional

Instructions
 

  • Descasque as bananas e corte-as ao meio, no sentido do comprimento.
  • Em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio.
  • Adicione o açúcar mascavo na frigideira e mexa até que esteja completamente dissolvido.
  • Coloque as bananas na frigideira, com o lado cortado para baixo, e cozinhe por cerca de 2 minutos.
  • Vire as bananas cuidadosamente e cozinhe por mais 2 minutos.
  • Despeje a cachaça na frigideira com cuidado e incline-a ligeiramente para que a chama da boca do fogão acenda a cachaça. Tome cuidado com as chamas!
  • Agite levemente a frigideira para que a chama se espalhe e flambe as bananas. Deixe as chamas se apagarem naturalmente.
  • Esprema o suco de limão sobre as bananas e mexa delicadamente.
  • Retire as bananas da frigideira e sirva imediatamente, acompanhadas de sorvete de creme, se desejar.

Notes

Aproveite a sua banana flambada na cachaça! É uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer.
Keyword Flambado
Você tem uma receita?Envie para o Mapa da Cachaça

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

13 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...