Cachaças com aroma de Maçã

O aroma de maçã na cachaça se manifesta de forma frutada, fresca e levemente adocicada, podendo lembrar tanto maçã verde, com notas mais ácidas e crocantes, quanto maçã vermelha, com um dulçor suave e floral.

Esse perfil aromático tem origem, principalmente, na fermentação, onde são gerados etanol e uma série de moléculas voláteis que contribuem para os aromas e sabores da bebida. Entre elas, os ésteres são os principais responsáveis pela percepção frutada, sendo o acetato de etila o mais abundante, correspondendo a cerca de 80% dos ésteres presentes na cachaça. Além disso, ésteres provenientes de fermentação bacteriana também influenciam essa característica.

O envelhecimento em madeiras como jequitibá, amburana e carvalho pode intensificar essas notas frutadas, tanto por meio da oxidação e da tosta dos barris, quanto pelo próprio caráter ácido e fresco de algumas madeiras, que ampliam a percepção das frutas. No paladar, a presença de maçã traz maciez e equilíbrio, com um final frutado e envolvente, que pode se harmonizar com toques de mel, especiarias suaves e baunilha.