Veja os vídeos
O Mapa da Cachaça é um multipremiado projeto com o objetivo de compartilhar informação sobre o incrível universo do destilado brasileiro, a cachaça. Conheça um pouco mais sobre nosso projeto nos vídeos abaixo.
O Mapa da Cachaça é um projeto premiado no Brasil e no exterior que produz e promove informação sobre cachaça, o destilado mais brasileiro do mundo. Fazemos isso através de sites, livros, redes sociais, eventos e em parceria com as melhores mentes cachaceiras do mundo.
O Mapa da Cachaça existe para promover o consumo moderado, consciente e inteligente da cachaça.
Nossa missão é apresentar a cachaça como expressão viva da identidade cultural brasileira, valorizando uma bebida com mais de 450 anos de história e contribuindo para a preservação e difusão da memória do Brasil.
Produzimos conteúdo técnico, histórico, social e cultural — em texto, vídeo, fotografia e eventos — que se tornem referência e fonte confiável de informação sobre o universo da cachaça.
Através de avaliações sensoriais às cegas, conduzidas por especialistas treinados, buscamos ser uma plataforma isenta, rigorosa e reconhecida como selo de qualidade da cachaça.
Apoiamos produtores comprometidos com excelência e ética, ajudando a posicionar a cachaça como um destilado valorizado no Brasil e no exterior. E fazemos tudo isso com verdade, amizade e respeito: ao lado de pessoas do bem, apaixonadas pela cultura brasileira e pelo prazer de compartilhar um copinho bem servido da nossa bendita.
Temos algo a confessar: O Mapa da Cachaça não é um projeto apenas sobre cachaça.
Nos perdoe a pretensão, mas temos aqui o desejo de falar sobre Brasil.
Nós queremos falar da pinga, da bendita, da água-que-passarinho-não-bebe, mas também da história, cultura, gastronomia, coquetelaria, economia, medicina, religião, artes e sabores que envolvem essa aguardente de cana produzida por aqui desde o século 16.
Nós queremos falar da cachaça armazenada em madeiras nativas como a amburana, o ariribá e o jequitibá, sem negar as influências externas que nos fazem envelhecer a caninha em carvalho europeu e americano. Afinal, ser brasileiro é fazer parte desta mistura toda. Queremos falar também da Azuladinha de Paraty, da Tiquira do Maranhão, da consertada de Santa Catarina, das inúmeras receitas de garrafadas que levam folhas, frutos, raizes e sementes da flora brasileira. Vamos falar das tradições e das inovações que definem a cachaça como o destilado mais brasileiro do mundo.
Seja na sua relevância histórica como possivelmente o destilado mais antigo da América, seja na versatilidade do seu processo produtivo, a cachaça tem tudo para ser reconhecido como um dos melhores destilados já produzidos. Com o Mapa da Cachaça, queremos contribuir para que muito em breve ela possa ocupar lugar de destaque nas prateleiras do mundo todo, fazendo com que tenhamos orgulho de ser o “país da cachaça”.
O Mapa da Cachaça e seus parceiros são comprometidos em promover e valorizar a cachaça, com foco exclusivo em produtores que atuam dentro da legalidade e com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Não divulgamos ou promovemos cachaças produzidas informalmente ou associadas a práticas condenáveis, como o trabalho escravo e outras atitudes antiéticas.
Nosso conteúdo é guiado por princípios de imparcialidade e responsabilidade. Não denegrimos a imagem de produtores, regiões ou estilos. Ao contrário, buscamos construir uma narrativa positiva sobre a cachaça, exaltando o que há de melhor na produção formal, artesanal e sustentável de todo o Brasil.
A equipe do Mapa da Cachaça goza de plena liberdade editorial. Quando destacamos um produtor ou uma cachaça, o fazemos com base em mérito, sem qualquer influência externa, como troca de produtos, contratações ou patrocínio. Nossas opiniões são formadas com base em pesquisa, degustações e informações confiáveis, assegurando a integridade e credibilidade do Mapa da Cachaça e seus representantes.
Nosso compromisso é com a diversidade e riqueza da cachaça, promovendo e divulgando cachaças de todas as regiões, estilos e produtores registrados, sem favorecer nenhum em particular. Acreditamos que, assim, contribuímos para fortalecer o setor e difundir a cachaça como símbolo da cultura brasileira.
O Mapa da Cachaça é um multipremiado projeto com o objetivo de compartilhar informação sobre o incrível universo do destilado brasileiro, a cachaça. Conheça um pouco mais sobre nosso projeto nos vídeos abaixo.
Reconhecido pela Secretaria de Cultura Digital do Ministério da Cultura (MinC) como o melhor projeto de mapeamento cultural do Brasil (2012).
Vencedor do edital “Cultura 2014”, do MinC e Embratur, representando a gastronomia brasileira durante a Copa do Mundo por meio de livros, vídeos e eventos (2014).
Primeiros brasileiros a apresentar conteúdos sobre cachaça em grandes eventos internacionais, incluindo:
Rhum Day (Milão)
Tales of the Cocktail (Nova Orleans)
Bar Convent Berlin
London Cocktail Week
(2015–2017)
Premiado no Gourmand World Cookbook Award, um dos maiores reconhecimentos globais para livros de gastronomia.
Palestrantes no TEDx Campinas, com a apresentação “A cachaça é nossa. E o que ela diz sobre nós”, para mais de 800 pessoas (2018).
Lançamento da versão em inglês do Mapa da Cachaça (2019), tornando-se a primeira plataforma dedicada exclusivamente à cachaça disponibilizada em idioma diferente do português — ampliando o alcance internacional da bebida.
Lançamento do Guia Mapa da Cachaça (2025), obra bilíngue que reúne avaliações técnicas e isentas de centenas de cachaças, consolidando o Mapa da Cachaça como referência e selo de qualidade no universo da cachaça brasileira.
