Cachaça.SP: Governo do Estado de São Paulo promove o 1º concurso estadual de cachaça

  • Publicado 7 meses atrás

Os produtores de cachaça artesanal de alambique do estado de São Paulo podem participar do 1º concurso estadual de cachaça.

O governo do Estado de São Paulo planeja realizar o primeiro Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, denominado Cachaça SP, programado para ocorrer entre outubro deste ano e maio de 2024. Cerca de 200 marcas estarão competindo em três categorias distintas para determinar quais são as melhores cachaças do estado de São Paulo.

As categorias de cachaça

Branca

bebida acondicionada em reservatório de inox ou outro recipiente de material adequado e que não se enquadra nos critérios definidos para o armazenamento e envelhecimento em madeira previstos na IN/MAPA nº 13.

Armazenada

bebida armazenada em recipiente de madeira e que não se enquadra nos critérios definidos para o envelhecimento previstos na IN/MAPA nº 13.

Envelhecida

bebida que contiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de seu volume envelhecido em recipiente de madeira, com capacidade máxima de 700(setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano, conforme previsto na IN/MAPA nº 13.

Resultados

Os resultados das amostras classificadas serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 13 de setembro de 2024, Dia Nacional da Cachaça. Todos os participantes serão informados sobre a classificação de suas cachaças, por e-mail.

Quem pode participar?

1) PRODUTOR

Somente o PRODUTOR de cachaça fabricada exclusivamente no Estado de São Paulo e devidamente registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

2) ENVASADOR /ENGARRAFADOR

No caso de ENVASADOR e ENGARRAFADOR de cachaça é necessário comprovar que a cachaça tenha sido adquirida de estabelecimento PRODUTOR de cachaça fabricada no Estado de São Paulo, além de também ter sido padronizada e engarrafada no Estado de São Paulo.

3) TERCEIRIZADOR

Terceirizador é o proprietário da marca da cachaça, mas que não é o produtor e nem o engarrafador da mesma. E sim, o dono da marca da bebida que é comercializada.

José Carlos de Faria Junior, coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas, é o responsável pela organização do concurso. Ele esclarece que todos os produtores de cachaça artesanal e industrial do estado de São Paulo podem participar. O objetivo é mostrar ao público a abundância de cachaças de alta qualidade presentes no estado.

“O que a gente espera com concurso é, além de aumentar a divulgação e disseminar a qualidade do produto que é feito em São Paulo, é também trazer ao conhecimento do consumidor que esses produtores, além de ter a qualidade, estão próximos dele, no seu município”,

afirma José Carlos de Faria Junior

Faria destaca que os critérios técnicos serão disponibilizados em uma resolução que trata do concurso no site da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Serão levados em consideração aspectos de qualidade, sabor e outros fatores que contribuam para que o público tenha uma experiência agradável de degustação com o destilado.

De acordo com a Secretaria, São Paulo é responsável por 45% do total de cachaça produzida no Brasil, tendo mais de 400 unidades produtoras localizadas em seu território. Outro dado fornecido por José Carlos de Faria Junior é que o estado é o líder em produção de cachaça no país, além de possuir o maior mercado consumidor e ser o maior exportador.

Jurados

Os jurados serão escolhidos com base em critérios técnicos específicos, representando diversos segmentos da cadeia produtiva da cachaça, incluindo:

  • a) Representantes de bares, restaurantes, empórios, distribuidores, além de bartenders e/ou mixologistas e sommeliers;
  • b) Consultores/empresas, estudiosos, acadêmicos, pesquisadores científicos e técnicos das Secretarias do estado de São Paulo;
  • c) Representantes da mídia especializada, tanto jornalistas, bem como os responsáveis por sites e redes sociais;
  • d) Representantes de órgãos que apoiam ou controlam a cadeia da cachaça;
  • e) Empresas de insumos e equipamentos para a produção e comercialização de cachaça.

Como inscrever sua cachaça?

As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de maio e estão disponíveis nesse link https://www.agricultura.sp.gov.br/web/concurso-cacha%C3%A7a. Lá também é possível acessar o regulamento.

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

12 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...