Mapa da Cachaça

Livro ensina como harmonizar queijo com cachaça

  • Publicado 8 anos atrás

Se você ainda não sabe da versatilidade da cachaça, esta notícia é para você. O mestre queijeiro Bruno Cabral (da Mercearia Mestre Queijeiro) e o sommelier Manoel Beato (do Grupo Fasano) lançaram, em junho deste ano, o livro “Queijos brasileiros à mesa – com cachaça, vinho e cerveja”, pela Editora Senac São Paulo. Queijo mineiro e cachaça? Com certeza!

mestre queijeiro

Excelentes queijos brasileiros e cachaças de alambique estão sempre presentes na mesa do Mapa da Cachaça

Logo no primeiro capítulo do livro, os autores desmistificam o “casamento perfeito” entre vinho e queijo – é preciso escolher bem para que o diálogo funcione. Com informações sobre oito famílias de queijos (frescos, massa filada, casca com mofo branco, casca lavada, meia-cura, curados, temperados, mofo azul) e como melhor servi-los, eles destacam as “uniões felizes” de cada família de queijo com os três tipos de bebida. Entre harmonizações de sucesso e outras nem tanto assim, eles destacam alguns tipos “coringa” como o meia cura mineiro, que combina com quase todos vinhos e bebidas alcoólicas.

A viagem pelo Brasil continua por todo o livro. Eles adentram o país falando sobre a nossa produção queijeira, suas características, falam sobre a nossa culinária, além de apresentar um panorama geral da cachaça de alambique pelo Brasil, sua produção e formas de armazenamento.

Para mais informações, acesse o site da editora Senac São Paulo.

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...