O que faz um sommelier de cachaça?

  • Publicado 9 meses atrás

O que faz um cachacista, um cachacier ou um sommelier de cachaça? Entenda mais sobre essa profissão tão importância para o mercado da cachaça

A cachaça está cada vez mais presente na gastronomia, nos restaurantes e nas rodas de amigos. A bebida já é tema de diversos livros, filmes e já tem referências de informação de qualidade, como aquelas que você encontra aqui no Mapa da Cachaça. E profissionais muito importantes para entendermos cada vez mais sobre o destilado brasileiro são os sommelière e sommelier de cachaça.

Isadora Bello Fornari, sommelier de cachaça
Isadora Fornari, sommeliére de cachaça

Quem é o Cachaçólogo, o estudioso da cachaça

O Cachaçólogo é o estudioso da cachaça. Muitas vezes, na língua portuguesa, usamos a terminação ‑ólogo para denominar uma atividade que passou a ser de nível superior.

Como as profissões universitárias têm em comum uma fundamentação científica, e as ciências costumam ser denominadas, desde a Antiguidade, por palavras terminadas principalmente em ‑logia ‑nomia, a tendência é atribuir a qualquer nova profissão de nível superior tais terminações. O problema é que nem sempre essas profissões têm uma base realmente científica. Além disso, a composição híbrida entre radicais gregos e vulgares resulta por vezes em palavras que parecem mais gírias do que termos técnicos.

Como uma definição mais generalista para definir os estudiosos da cachaça, uma pessoa para ser um cachaçólogo não necessariamente precisa ser um grande conhecedor das propriedades sensoriais da bebida ou ter as habilidades degustativas tão apuradas, mas deve ser um curioso sobre a história, cultura e ciência da cachaça e ajudar a registrar e divulgar todo esse conhecimento sobre a bebida. Se formos fazer uma comparação, a figura do cachaçólogo está próxima do enólogo do vinho.

Quem é e o que faz o sommelier de cachaça

O cachacista ou o cachacier são os sommelier da cachaça, profissionais responsáveis por conhecer a parte de produção agrícola, a parte química e até a parte comercial, quando a cachaça chega na mesa do consumidor.

O profissional deve ter um grande conhecimento sobre as variedades de cana, os tipos distintos de fermentação, o papel das diferentes madeiras durante o processo de envelhecimento e as cachaças mais adequadas para momentos distintos do dia ou das refeições.

O conhecimento sobre cachaça de um cachaçólogo e de um sommelier acaba sendo muito próximo, a diferença é que o sommelier está em contato direto com o consumidor e tem como grande diferencial o serviço que desempenha ao sugerir degustações e harmonizações com o destilado.

Para se tornar um cachacista, ou sommelier da cachaça é necessário também ter um bom conhecimento de outras bebidas e destilados para criar um bom repertório de referências sensoriais, sabendo distinguir aromas e sabores distintos.

A profissão foi regulamentada no Brasil em 26 de agosto de 2011, na Lei 12.467, reconhecendo a importância do profissional no setor.

Quais são as funções do sommelier de cachaça?

A Associação Brasileira de Sommeliers explica que o sommelier é um especialista que aconselha os clientes na escolha de vinhos e outros produtos, como destilados, café, chocolate, pão e azeite em restaurantes e bares. O objetivo é oferecer não apenas um alto padrão de serviço, mas também uma experiência gastronômica excepcional. Dependendo de suas responsabilidades e experiência, o sommelier também pode ser responsável pela compra, gestão de estoques e gerenciamento da carta de vinhos e outros produtos dos estabelecimentos onde trabalha.

Veja a seguir nossa listagem de atividades:

  1. Selecionar cachaça para a carta de cachaça de um restaurante ou bar.
  2. Recomendar cachaças para clientes, levando em consideração o gosto pessoal, ocasião e prato escolhido.
  3. Identificar as características de uma cachaça, como sabor, aroma e corpo, a partir da degustação.
  4. Armazenar e cuidar das cachaças de forma adequada, garantindo a qualidade da bebida.
  5. Harmonizar cachaça com alimentos, buscando a melhor combinação possível.
  6. Elaborar cartas de cachaça atraentes e informativas.
  7. Organizar e conduzir degustações de cachaças para clientes, funcionários ou eventos especiais.
  8. Manter-se atualizado sobre as tendências e novidades do mercado da cachaça e outras bebidas e alimentos.
  9. Auxiliar na compra de cachaça e gerenciamento de estoque em estabelecimentos que oferecem a bebida.
  10. Participar de concursos e avaliações, buscando aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Nesse vídeo, o sommelier de cachaça, Maurício Maia, fala sobre essa profissão tão importante para o setor e para a valorização das cachaças de qualidade.

YouTube video

“Para conhecer cachaça, você tem que estudar uma série de coisas envolvidas na produção da cachaça. Desde a parte agrícola, até a parte química e até a parte comercial propriamente dita porque esse produto precisa chegar na mesa do consumidor”

Mauricio Maia

Profissão reconhecida em 2022 pelo Ministério do Trabalho

Desde 2022, o Governo Federal reconhece a profissão de Sommelier na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o que traz mais visibilidade para essa atividade diretamente ligada ao turismo e à gastronomia. Além disso, essa inclusão possibilita a elaboração de políticas públicas para os trabalhadores desse segmento.

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.

Qual o CBO para Sommelier ?

5 – TRABALHADORES DOS SERVIÇOS, VENDEDORES DO COMÉRCIO EM LOJAS E MERCADOS

51 – TRABALHADORES DOS SERVIÇOS

513 – TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO

5134 – TRABALHADORES NO ATENDIMENTO EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIçOS DE ALIMENTAçãO, BEBIDAS E HOTELARIA

513410 – Sommelier

Quais são os sinônimos para o CBO 513410 – Sommelier ?

513410 – Atendente de estabelecimento com cervejas artesanais

513410 – Cachacier

513410 – Cachacista

513410 – Degustador de vinho

513410 – Escanção

513410 – Especialista em cerveja

513410 – Especialista em vinho

513410 – Garçom (serviços de vinhos)

513410 – Organizador de degustações e harmonizações de bebidas

513410 – Sommelier de cachaça

513410 – Sommelier de cerveja

513410 – Sommelier de saquê

513410 – Sommelier de vinho

sommelier de cerveja
Além do sommelier de cachaça, foram reconhecidos os trabalhos do sommelier de vinho, saquê e cerveja

Descrição Sumária:

Atendem os clientes, recepcionando-os e servindo refeições e bebidas em restaurantes, bares, clubes, cantinas, hotéis, eventos e hospitais; montam e desmontam praças, carrinhos, mesas, balcões e bares; organizam, conferem e controlam materiais de trabalho, bebidas e alimentos, listas de espera, a limpeza e higiene e a segurança do local de trabalho; preparam alimentos e bebidas, realizando também serviços de vinhos.

Formação e Experiência:

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O sommelier, para o qual é requerido o ensino médio, necessita de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do Decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício:

Os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomos com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão permanente. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Código Internacional CIUO 88:

5123 – Camareros y taberneros.

Recursos de Trabalho:

Bandeja; Boleador de sorvete; Coqueteleira; Equipamentos para preparação de alimentos e bebida; Luvas; mixing glass; Rolhas especiais; Saca-rolha; Termômetro; Uniformes (smoking, terno).

Coleções

Uma seleção dos melhores artigos do Mapa da Cachaça em diferentes tópicos

Produção de cachaça

30 artigos

Envelhecimento de cachaça

15 artigos

História da cachaça

13 artigos

Como degustar cachaça

18 artigos

Coquetéis clássicos

14 artigos

Cachaça e Saúde

7 artigos

O melhor da cachaça no seu e-mail

Assine o Mapa da Cachaça

loading...