Como criador do Mapa da Cachaça e alguém formado em audiovisual, sempre tive um grande interesse pelas narrativas que envolvem a tradição e a história cachaça. Na verdade, quando comecei o Mapa, a ideia original era fazer um filme para mostrar essas histórias bem brasileiras. O projeto acabou nunca se realizando, mas a ideia nunca saiu da minha cabeça.
Foi com entusiasmo, portanto, que aceitei o convite do Haroldo Narciso, criador da Famigerada, para assistir à estreia de seu documentário, “Famigerada, o Filme”. Saber que a obra não só abordaria a cachaça, mas também mergulharia em temas como família, raízes e a cultura do norte de Minas Gerais, tocou diretamente em tudo que nos inspirou a criar o Mapa da Cachaça.





O filme, dirigido por Tiago Soban, com fotografia de Diego Sousa e montagem de José Fausto, estreou ontem no Club D’Orsay e ofereceu ao público mais do que uma visão sobre a cachaça Famigerada.
A obra vai além das técnicas de produção, guiando o espectador pela história de Haroldo Narciso e de sua mãe, Dona Geralda, que carregava cachaça sempre que voltava de Minas para São Paulo, transmitindo a ele um respeito e um amor profundo pela bebida artesanal. Essa tradição de família transformou-se em um elo que levou Haroldo a criar a Famigerada, uma cachaça que é, ao mesmo tempo, um tributo à mãe e ao legado da cachaça mineira de alambique.
O norte de Minas é reconhecido por ter cachaças especiais devido seu clima semiárido, ideal para a cana-de-açúcar.
Haroldo Narciso
A narrativa visual do documentário nos leva da Serra Geral, no norte de Minas, até o alambique onde Haroldo e seus irmãos, ao lado do mestre alambiqueiro Teguinha, materializam o sonho da cachaça Famigerada. A obra é uma experiência imersiva que conecta quem assiste ao Brasil do interior e às relações que tornam a cachaça um verdadeiro símbolo nacional.


Para Tiago Soban, o diretor, o filme celebra a identidade brasileira de maneira única:
“Muitos filmes falam sobre como uma cachaça é feita, mas poucos explicam o porquê. É isso que torna Famigerada, o Filme tão especial”.
Tiago Soban
Como Haroldo bem pontua, produzir cachaça é uma tarefa grandiosa, que começa na escolha criteriosa da cana ideal, passa pela criação de uma identidade visual marcante e culmina em formas autênticas e criativas de comunicar sua criação.
Um dos momentos mais emblemáticos do filme ocorre quando Haroldo embarca em uma jornada de três dias em busca da cana-de-açúcar java, uma variedade reconhecida por sua doçura, utilizada por sua família na produção de cachaça. Ao final do percurso, ele encontra a cana em um local inesperado e profundamente simbólico para todo o seu projeto. Fiel defensor do conceito de terroir, que valoriza tanto a cultura de produção quanto o local onde a cachaça é destilada, Haroldo se dedicou a resgatar os ingredientes e as receitas ideais para criar uma cachaça autêntica e carregada de história.


No caso da Famigerada, Haroldo vai além de criar uma cachaça: ele entrega símbolos fundamentais que contribuem para elevar a cachaça como uma bebida genuinamente autêntica e nacional. Seu trabalho reúne todos os elementos necessários para conquistar não apenas o paladar, mas também o coração daqueles que apreciam boas bebidas, sempre acompanhadas de histórias verdadeiras e memoráveis.
Para entender melhor sobre quais são os potenciais da verdadeira cachaça de alambique, convido você a assistir ao documentário “Famigerada, o Filme”. Prepare-se para uma viagem ao interior de Minas Gerais e para conhecer as paixões de Narciso que deram vida à Famigerada.
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Em 2010, Felipe Jannuzzi fundou o Mapa da Cachaça, premiado projeto cultural com reconhecimento internacional e a principal referência sobre cachaça no mundo. Felipe é um dos sócios fundadores da Espíritos Brasileiros, empresa pioneira no mercado de produção de gin no Brasil, responsável pelo premiado Virga, primeiro gin artesanal brasileiro e o único no mundo que leva doses de cachaça na receita. Desde 2021, é um dos sócios da BR-ME, empresa especializada em produtos brasileiros, como vinhos, cafés, azeites, queijos e chocolates.
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