O mercado de RTDs no Brasil: 4 drinks em lata que estão mudando a forma de beber cachaça

  • Publicado 11 meses atrás

Os drinks em lata prontos para beber (RTDs) estão conquistando o mercado global, e no Brasil não é diferente. Com a ascensão da coquetelaria e a busca por opções mais leves e práticas, as bebidas em lata à base de cachaça vêm ganhando espaço, principalmente entre os jovens. Conheça quatro marcas que estão revolucionando o consumo da bebida nacional e trazendo novas experiências ao público.

O mercado de bebidas prontas para o consumo (RTD – Ready to Drink) está em plena ascensão.  De acordo com a InsightAce Analytic, o mercado global de bebidas alcoólicas RTD movimentou US$ 32,9 bilhões em 2021 e tem previsão de atingir US$ 85,5 bilhões até 2030.  A América Latina tem acompanhado esse movimento, principalmente impulsionado por consumidores que buscam opções práticas e equilibradas entre sabor e menor teor alcoólico.

No Brasil, a febre do gin e de drinks com vodca e whisky abriu caminho para uma nova tendência: os RTDs à base de cachaça. Essa mudança reflete tanto o crescimento da coquetelaria no país quanto uma valorização das bebidas nacionais. Em um contexto onde o consumidor busca produtos de qualidade e que resgatem a tradição local, as bebidas prontas de cachaça surgem como uma opção inovadora e acessível, alinhada à cultura brasileira de celebrar com praticidade.

No Brasil, onde a cerveja domina as festas de rua como o Carnaval, os drinks em lata RTD com cachaça oferecem uma alternativa autêntica, tropical e cheia de identidade. Marcas como Xá de Cana, Jorge Amado, Twenty’s e Jambrunão estão trazendo a cachaça para um novo público, modernizando sua imagem e provando que ela pode ser sofisticada, refrescante e perfeita para o verão brasileiro.

Conheça alguns RTDs com cachaça

Jorge Amado: Uma celebração de um clássico de Paraty

jorge amado ready to drink
A tradição de Paraty na latinha com homenagem ao escritor Jorge Amado

Inspirado no icônico coquetel de Paraty e no escritor Jorge Amado, esse RTD é fruto da parceria entre a destilaria Paratiana e a cervejaria Maré. A bebida mistura aguardente Gabriela (com cravo e canela), maracujá, açúcar e limão, criando um sabor equilibrado e tropical. Com um teor alcoólico moderado (7,3%), ele representa um elo entre a tradição e a modernidade, sendo perfeito para quem quer apreciar a riqueza da cachaça sem abrir mão da praticidade.

Xá de Cana: Cana, cachaça e limão na latinha

xa de cana O mercado de RTDs no Brasil: 4 drinks em lata que estão mudando a forma de beber cachaça
Tem mistura mais brasileira do que cachaça, caldo de cana e limão?

Campeã da Brasil RTD Cup e sucesso no Carnaval, a Xá de Cana mistura apenas três ingredientes: cachaça, caldo de cana e limão. O resultado é uma bebida leve e refrescante, ideal para qualquer momento. Criada por Sthella Lima, a Xá de Cana tem se destacado por desmistificar a cachaça e inseri-la no mercado premium de RTDs. Em sua nova versão, o teor alcoólico foi reduzido de 10% para 6,9%, acompanhando a tendência de consumo mais equilibrado e consciente.

Twenty’s: Do tradicional alambique para a nova geração de bebedores de cachaça

20s jeceaba
Jeceaba, cachaça mineira produzida na Estrada Real, lança o 20´s para celebrar seus 20 anos.

Criada pela Jeceaba, marca de cachaça com 20 anos de história, a Twenty’s nasceu da necessidade de modernizar o consumo da bebida e atrair os jovens. Suas latinhas combinam cachaça de alambique com ingredientes naturais e frescos em três sabores: Citric Love (limões cravo, siciliano e taiti), Heartbeat (morango, pêssego e pitaya) e Sweet Poison (jabuticaba, mirtilo e tangerina). Rápida de gelar e fácil de transportar, a Twenty’s quer democratizar a cachaça e provar que ela pode ser tão versátil quanto outras bases alcoólicas populares.

 “Sempre trabalhamos com a cachaça em feiras e eventos, assim como com drinks. Acreditamos que efetivamente os drinks são uma grande forma de se fazer o consumo da cachaça, mas a moçada gosta de algo mais prático”.

Roger Sejas, produtor da cachaça Jeceaba e do RTD Twenty´s

Jambrunão: Quando Minas e Pará se juntam

jambrunao O mercado de RTDs no Brasil: 4 drinks em lata que estão mudando a forma de beber cachaça
Com jambu, guaraná e cachaça, Bruna Brandão mistura ingredientes da Amazônia com cachaça mineira

A Jambrunão é uma mistura inovadora de cachaça, jambu, guaraná e laranja. Criada por Bruna Brandão, também fundadora da aguardente com jambu, Jambruna, essa bebida une o efeito vibrante do jambu à energia do guaraná, resultando em um RTD único. Seguindo a tendência de softização, o teor alcoólico foi reduzido para 5,9%, tornando-a uma opção equilibrada e cheia de personalidade para os foliões e apreciadores do jambu e da cachaça.

RTDs de Cachaça: um futuro promissor

O crescimento do mercado de RTDs no Brasil é impulsionado por consumidores que buscam bebidas mais leves, refrescantes e fáceis de consumir. A tendência de softização, que tem reduzido o teor alcoólico das bebidas sem comprometer o sabor, reflete um desejo por consumo mais equilibrado e sofisticado. Além disso, a ascensão da coquetelaria no Brasil mostra que os consumidores estão cada vez mais abertos a experimentar misturas inovadoras, valorizando ingredientes nacionais, como jambu e guaraná, e elevando a cachaça ao patamar de outras bebidas destiladas amplamente consumidas.

Se antes a cachaça era vista apenas como uma bebida forte e tradicional, agora ela se reinventa e conquista novos espaços com opções modernas, acessíveis e cheias de identidade. Seja no Carnaval, em festas de rua ou num encontro entre amigos, os RTDs à base de cachaça prometem ser a grande tendência dos próximos anos, resgatando a cultura nacional e oferecendo experiências inovadoras para todos os tipos de consumidores.

Logo Mapa da Cachaça Transparente

O Mapa da Cachaça é um projeto cultural e educativo criado com o objetivo de divulgar e valorizar a cachaça, que é um patrimônio cultural e um dos símbolos da identidade brasileira.