A culinária é harmonizada com a bebida em várias culturas há muito tempo, e fica difícil se lembrar de uma coisa separada da outra. Até mesmo a recordação da infância, vem na memória o cinema de sábado com o refrigerante favorito e pipoca, ou do pai tomando aquela cachaça antes de uma bela feijoada de domingo.
Harmonizar é uma arte delicada, que nem sempre funciona. Escolher errado a bebida que irá harmonizar com o prato, pode prejudicar o paladar na hora de saborear os alimentos. Para escolher o melhor, a solução inicial é sempre priorizar bebidas de qualidade.
Depois o passo é pensar qual é o tipo de prato que será servido, se é uma massa, peixe, carne vermelha, ou sobremesa, e também quais são os temperos, aromas e sabores que esta comida lhe remete. Afinal, a bebida deve ser combinada por contraste ou aproximação.
Pensando nisso, a cachaça Companheira convidou a nutricionista Queila Turchetto para elaborar receitas harmonizadas com essa cachaça paranaense. A especialista fez um estudo gastronômico e mapeou a identidade de cada cachaça e com quais tipos de pratos elas poderiam harmonizar.
Como, por exemplo, a cachaça Companheira Prata tem nota herbal e sabor levemente adocicado, combina bem com frutas cítricas e carnes brancas, ou a Companheira Imburana, que tem uma linha que harmoniza bem com carnes defumadas e toques de laranja.
Na sequência, a nutricionista criou receitas de coquetéis e pratos para que a experiência na hora da degustação seja a mais prazerosa e harmônica possível.
A nossa dica de prato harmonizado com cachaça é essa receita de Companheira Carvalho com uma receita de hambúrguer de costela com queijo gouda.
O melhor da cachaça no seu e-mail