O Guia Mapa da Cachaça é resultado de um dos mais amplos e rigorosos processos de avaliação sensorial já realizados com o destilado no Brasil. Para realizar a publicação, centenas de cachaças foram avaliadas às cegas por time de especialistas treinados e calibrados, seguindo uma metodologia própria, desenvolvida para reduzir vieses, padronizar critérios e permitir comparações justas entre estilos, madeiras e propostas distintas.
O processo completo — a construção das notas e pontuações e mais sobre o time de avaliadores — pode ser conhecido em detalhes neste artigo: Como foi realizada a análise sensorial do Guia Mapa da Cachaça

A partir dessas avaliações, o Guia organizou as cachaças em categorias técnicas, respeitando diferenças de produção, envelhecimento e armazenamento. A seguir, destacamos as cinco cachaças mais bem avaliadas em cada categoria — um convite para quem quiser se aprofundar nas análises completas disponíveis no livro.
Cachaça incolor que não passou por madeira

Cachaça incolor ou com leve coloração (quase imperceptível) que passou por madeira

Cachaça maturada por tempo indeterminado em madeira carvalho. Deve ter coloração expressiva.

A cachaça maturada por tempo indeterminado em madeira brasileira ou exótica, de qualquer capacidade. Deve ter coloração expressiva.

Cachaça em que no mínimo 50% do volume engarrafado envelheceu em madeira carvalho, com capacidade máxima de 700 litros, por período não inferior a um ano.


Cachaça em que no mínimo 50% do volume engarrafado envelheceu em madeira brasileira ou exótica, com capacidade máxima de 700 litros, por período não inferior a um ano.
100% de cachaça envelhecida em recipientes de carvalho, de até 700 litros, por período não inferior a um ano.

100% de cachaça envelhecida em recipientes de carvalho, e até 700 litros, por período não inferior a três anos.

Mistura de cachaças armazenadas por tempo indeterminado em dornas e barris de carvalho, bem como em de madeira brasileira ou exótica, e qualquer capacidade. Não foram considerados blends as cachaças que passaram exclusivamente em carvalho, como o europeu e o americano.

Mistura de cachaça em que no mínimo 50% do volume engarrafado envelheceu em barris ou dornas de carvalho, bem como e maeira brasileira ou exótica, com capacidade máxima de 700 litros, por período não inferior a um ano. Não foram considerados blends as cachaças que passaram exclusivamente em carvalho, como o europeu e o americano.

O Guia Mapa da Cachaça vai muito além de um ranking. O que apresentamos aqui é apenas a porta de entrada para um trabalho mais amplo, que reúne análises sensoriais detalhadas, notas técnicas, contexto produtivo e comparações criteriosas entre estilos. O objetivo do Guia é oferecer um retrato atual do mercado da cachaça, valorizando tradições que merecem ser preservadas, sem perder de vista um setor em constante transformação — impulsionado por inovações técnicas que ampliam o repertório de aromas, sabores e possibilidades da bebida brasileira.

Sem resultados
Sem resultados
Sem resultados
Sem resultados
Sem resultados

O Mapa da Cachaça é um projeto cultural e educativo criado com o objetivo de divulgar e valorizar a cachaça, que é um patrimônio cultural e um dos símbolos da identidade brasileira.
Sem resultados
No results available